Como Cuidar da Saúde Enquanto Estudo para Um Concurso Público?

Cuidar da saúde e estudar para concurso público
Cuidar da saúde e estudar para concurso público

Estudar para provas de concurso público são sempre um grande desafio: trabalhar para o governo é sinônimo de estabilidade, cargos e salários atraentes. No entanto, tanto estudo pode ter o seu preço. Cada vez mais concorridas, as provas exigem muito dos estudantes, em que para os cargos mais almejados precisam fazer verdadeiras maratonas de estudo diário para conseguirem ficar dentro das vagas – para a saúde, isso pode não ser tão bom. Geralmente o sedentarismo e a má alimentação são os principais vilões dessa história, e com eles surgem vários outros problemas de saúde que pode prejudicar a saúde de quem precisa estudar para um concurso público. Como cuidar da nossa saúde enquanto precisamos passar tanto tempo sentado e concentrado?

Organizar horários

A desculpa da maioria das pessoas para não cuidar da saúde, mesmo aquelas que não estão estudando para um concurso, é a de que falta tempo para cuidar da saúde. No entanto, com um pouco de organização não é tão difícil conseguir um pouco de tempo livre para preparar uma refeição mais saudável ou para praticar algum esporte ou fazer algum exercício simples. E isso é importante não só para a saúde, como também pode aumentar e muito o rendimento nos estudos, melhorando a concentração e deixando o estudante mais disposto.

Praticar um esporte

Praticar um esporte pode ser uma boa maneira de se manter em forma durante o tempo em que você se prepara para um concurso público. Enquanto algumas carreiras públicas, como por exemplo as policiais, que exigem testes físicos (TAF) para aprovação e precisam de um treino mais focado, a grande maioria não requer isto e você pode praticar um esporte a sua escolha. Entre em contato com seus amigos e descubra onde você pode praticar um esporte de sua preferência ou pague aulas particulares de algum esporte que você queira aprender.

Fazer exercícios

Fazer exercícios simples em casa pode ser uma boa maneira de começar ou mesmo se seu tempo está curto e você não quer ter que sair de casa. Você pode começar com alguns alongamentos e fazer algumas séries dos exercícios mais tradicionais. Como exemplo de um bom treino diário de vinte minutos, você pode fazer quatro séries com o máximo de repetições que conseguir dos seguintes exercícios, dando um minuto de descanso entre as séries:

  • Flexões de braço
  • Polichinelos
  • Abdominais
  • Agachamentos

Na internet, mais especificamente no Youtube, existem excelentes materiais que podem te ajudar caso você seja iniciante. Se você tiver um pouco mais de tempo e algum dinheiro para investir, frequentar uma academia próxima da sua casa vai trazer muitos benefícios para sua saúde física e mental. O importante é que você se livre do sedentarismo.

Alimentação

Encontre um pouco de tempo para preparar com cuidado suas refeições. Uma alimentação saudável influencia bastante a qualidade dos seus estudos – deixando seu corpo mais disposto para a rotina. Uma alimentação natural rica em cereais integrais, vegetais, frutas, ovos e carnes irá permitir não só que você não engorde, como também irá melhorar o seu sistema imunológico, evitando que você fique doente durante a época de estudos, ou então que você se sinta indisposto, tenha dores de cabeça, ou outros problemas de saúde que venham a te atrapalhar no seu dia a dia.

Equilíbrio vida e estudo

Além da alimentação e do exercício, existem outros fatores que também têm um papel importante na qualidade da sua saúde durante o período em que você estiver estudando para um concurso público. Um deles é a vida social. Não deixe de se relacionar com seus parentes e amigos durante a época de estudos. Busque pessoas que te dão força nos momentos difíceis e te ajudem a ter paciência nesse período de ansiedade. Da mesma forma, procure se afastar das pessoas negativas e que te deixam para baixo.

Saber quando parar

Outro fator é saber em que momento é necessário parar e saber quando é a hora de descansar. É comprovado cientificamente que é durante o sono que nosso cérebro guarda as informações de longo prazo na memória. Não somente isso, existem momentos em que você não irá conseguir absorver informação, em que sua cabeça estará longe para outros pensamentos e você irá se sentir exausto. Procure entender melhor os sinais do seu corpo para que, no momento em que você estiver sentando com o seu material, você consiga obter o máximo de rendimento nos seus estudos.