Como Usar o Whey Protein para Emagrecer

Tomar whey protein para emagrecer
Tomar whey protein para emagrecer

Não é segredo que a alimentação é o fator mais importante quando procuramos uma vida mais saudável, e os suplementos alimentares desempenham um papel importante para aqueles que desejam bons resultados e praticidade. Um dos suplementos mais populares é o whey protein, bastante usado principalmente nas academias e também por praticantes de esportes que exigem força e resistência, pois contribui para o crescimento e a reparação do tecido muscular. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o whey protein também pode contribuir para o emagrecimento graças à sua ação em nosso organismo.

O que é whey protein

O whey protein é um suplemento alimentar feito a partir de proteínas extraídas do soro do leite: Através da filtragem deste soro, que é resíduo nas fábricas de queijo e outros derivados do leite, obtém-se uma proteína de altíssima qualidade e valor biológico, altamente nutritiva. O whey protein normalmente é vendido em pó, puro ou misturado a outros tipos de proteína, em grande variedade de sabores e em três tipos, a saber: concentrado, isolado e hidrolisado. É normalmente encontrado a venda em farmácias, lojas especializadas (esporte/suplementos), online etc.

Como age o whey protein no emagrecimento

O whey protein ajuda a emagrecer porque é um alimento hiper proteico composto por macronutrientes que proporcionam ao nosso corpo a sensação de saciedade prolongada, ou seja, você irá demorar mais tempo para sentir fome novamente. Além disso, ao usar o whey protein ele irá ajudar a balancear corretamente as proporções de proteína e carboidrato em seu organismo, aumentando sua sensibilidade à insulina – e assim estabilizando o teor de açúcar no sangue. Além disso, as proteínas, como as contidas no whey protein, quando aliadas a prática regular de exercícios físicos, aumentam a quantidade de massa muscular magra do corpo, fazendo com que você queime mais calorias tanto durante o exercício quanto quando estiver em repouso.

Qual o melhor whey protein para emagrecer?

O whey protein, de longe, é o suplemento proteico de melhor qualidade e maior valor biológico disponível no mercado hoje. Por isso, o ideal é que você procure um produto que contenha o whey protein na sua forma mais pura e concentrada, evitando também os açúcares, adoçantes e sabores artificiais que frequentemente acompanham esses produtos. Se você pratica algum esporte de força e/ou resistência, o whey protein isolado e o hidrolisado são as melhores opções por terem uma absorção mais rápida, excelentes para tomar logo após o treino, no entanto possuem um preço bastante elevado. O whey protein concentrado possui uma boa concentração de proteínas, um preço mais acessível e irá trazer bons resultados independente se seus objetivos sejam ganho de massa magra ou emagrecimento.

Como tomar whey protein para emagrecer

Existem alguns momentos durante o seu dia em que seu corpo estará mais apto a absorver as proteínas contidas no whey protein. Os dois melhores horários para tomá-lo são de manhã, logo depois de acordar, e logo após o treino, para aqueles que praticam alguma atividade física.

  • Ao acordar: Depois de uma noite de sono, o corpo fica em estado de jejum e, uma vez que o estômago ficou vazio por várias horas, ele estará muito mais receptivo a qualquer tipo de alimento (aí também está a importância de ter um café da manhã com alimentos saudáveis).
  • Após o treino: O corpo também irá absorver melhor qualquer alimento, tendo em vista que precisa repor as calorias que foram queimadas durante a prática de exercícios físicos.

Quem não faz exercícios pode usar whey protein para emagrecer?

Todas as pessoas, mesmo aquelas que não praticam exercícios físicos, precisam de uma certa quantidade de proteínas na alimentação para manter seu corpo saudável. Ainda que a quantidade de proteínas que uma pessoa sedentária precise seja menor do que a quantidade de proteínas que um atleta precisa, todos nós precisamos ingerir proteínas. Por isso, é necessário que você analise sua alimentação a fim de verificar se a quantidade de proteínas que você ingere é suficiente para atender as suas necessidades diárias. Alguns estudos sugerem que cerca de 30% da nossa alimentação deve ser de proteínas. Nesse sentido, o whey protein é um suplemento proteico de altíssima qualidade e baixo teor de gordura e, por isso, pode ser usado para suprir as necessidades proteicas de qualquer pessoa, o que por sua vez contribui para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para o emagrecimento.

Você pode gostar...