Porque Usar Camisetas Dry Fit para a Prática de Esportes

Camisetas dry fit para a prática de esportes
Camisetas dry fit para a prática de esportes

Correr faz muito bem ao nosso corpo e, desde os iniciantes, intermediários e até os avançados sabem que, no começo, até pequenas coisas podem atrapalhar os treinos, trazendo o desânimo e até mesmo a desistência do esporte. Acredite: Um desses detalhes é a escolha da roupa certa. Mas vamos confessar que, principalmente no começo, poucos ligam para a roupa na hora de se exercitar – afinal parece muito mais fácil pegar uma camiseta qualquer, um short ou uma bermuda, moletom ou legging e já ir para o treino… afinal por que se arrumar se logo depois vamos estar suados?

Mas logo depois percebemos que não é por questão de luxo ou beleza que devemos pensar melhor nas roupas que usamos durante a prática de esportes, mas sim porque alguns tecidos, graças as suas tecnologias, fazem enorme diferença não somente no bem estar durante a atividade, mas até mesmo em nosso rendimento. Neste sentido, as camisetas e regatas dry fit têm ganho grande popularidade, uma vez que possuem um preço bastante acessível e são encontradas nos mais diferentes estilos, cores e tipos.

O tecido dry fit

Talvez você já tenha se questionado sobre o porquê das camisetas em tecido dry fit serem geralmente mais usadas para a prática de exercícios do que as tradicionais camisetas de algodão. Para entender melhor este aspecto, basta olhar para estes três fatores importantes que são levados em conta na elaboração de um tecido:

  • Isolamento térmico e troca de ar com o ambiente
  • Absorção e transporte de umidade
  • Sensação de conforto na pele com suor

As camisetas dry fit possuem grande vantagem nestes três fatores, principalmente quando comparadas com as camisetas de algodão. Além do mais, existem outras razões que podem ser levadas em conta na hora de optar por uma camiseta dry fit. O tecido é extremamente leve e feito com materiais permeáveis que por si só permitem e até estimulam a transpiração durante o exercício, que ao contrário do que se imagina, é um efeito positivo, já que esses mesmos componentes promovem também uma melhor aeração do espaço entre o corpo e a roupa e consequentemente auxiliam no resfriamento do corpo.

Tipos de camisetas dry fit

Basicamente existem dois tipos de camisetas dry fit, que são as camisetas feitas com maior quantidade de poliamida ou de poliéster. Apesar de ambos os tipos serem bastante usados e apresentarem vantagens para a prática de esportes quando comparadas ao tecido de algodão, o fio de poliamida é considerado melhor por ter como característica a habilidade de absorver melhor o suor, chegando a ser quatro vezes melhor que o poliéster neste sentido, sendo este um dos fatores pelo qual as camisetas dry fit com maior quantidade de poliamida serem geralmente mais caras.

Leveza e conforto

Aquela estranha sensação de roupa molhada e pesada que geralmente surge logo após o treino definitivamente não existe mais com o tecido dry fit. Além do mais algumas camisetas contam com tecidos mais abertos, com maior espaço entre os fios, que ajudam a eliminar o suor através dos buracos da trama, de forma que o atleta não fica encharcado durante uma corrida, por exemplo. Além da leveza e do conforto proporcionado pelas camisetas dry fit, elas ainda possuem propriedades que ajudam na proteção contra os raios UV, ou seja, durante uma atividade ao ar livre, seja ela qual for, você terá a certeza de estar com o corpo protegido dos raios nocivos do sol.

Cuidados na lavagem

As camisetas dry fit possuem uma mistura de materiais sintéticos, principalmente poliéster e/ou a poliamida. Para que o tecido tenha maior durabilidade, além de poder garantir sua qualidade e conforto com o passar do tempo, são necessários alguns cuidados especiais, como não utilizar alvejantes e amaciantes durante a lavagem. O mais apropriado é lavar a mão e apenas com sabão, pois assim os produtos químicos não reagem com o tecido, deixando-o com sempre com as qualidades características do dry fit. Outro cuidado importante com esse tipo de tecido e não usar o ferro de passar, uma vez que o calor danifica as fibras sintéticas – mas não se preocupe, um dos grandes benefícios do dry fit é que ele também praticamente não amarrota!