Qual a Vantagem dos Óculos com Lentes Polarizadas?

Proteção para os olhos com lentes polarizadas
Proteção para os olhos com lentes polarizadas

Normalmente, na hora de comprar óculos, os compradores reparam se eles possuem proteção contra os famosos raios ultravioletas. Mas o que poucos se preocupam em saber é se as lentes são polarizadas ou não, mas isso acontece porque algumas pessoas não conhecem esse benefício e muitas vezes não sabem a diferença desse modelo. Porém, esse detalhe deve ser levado em consideração, especialmente se está buscando um alto grau de conforto, qualidade e proteção para os olhos.

É claro que é essencial o óculos ter uma proteção UV confiável, mas há quem desconheça essa importância. É fato que quando usamos óculos de sol, a pupila se dilata e faz com que olhos fiquem mais sensíveis e expostos aos raios fortes – E se a lente não oferece uma alta proteção UV, isso faz com que esses danos solares cheguem às camadas mais profundas do globo ocular, prejudicando-os gradativamente e causando degeneração macular, que pode levar, em casos mais graves, à catarata e até mesmo a perda da visão. Sendo assim, por vezes é melhor sair de casa sem óculos de sol, isso pensando na sua saúde visual, do que usar um de qualidade duvidosa.

O que são lentes polarizadas?

Lentes polarizadas possuem um filtro polarizante integrado nelas. Este filtro só deixa a luz polarizada em certa direção passar. O detalhe é que aquele clarão, causado pelo reflexo do sol no céu, na estrada ou mesmo na água é composto por luz polarizada em várias direções diferentes. Ao permitir a passagem da luz polarizada em um sentido apenas, o filtro minimiza ou mesmo elimina este efeito.

Além disso, essas lentes aumentam o contraste e eliminam reflexos prejudiciais, oferecendo máxima proteção contra raios UV. Com as lentes polarizadas, as imagens parecem ainda mais nítidas e o conforto visual se torna muito maior.

Lentes comuns x Lentes polarizadas

Os óculos com lentes comuns tendem a diminuir a intensidade da luz, o que proporciona  conforto e proteção parciais. Já óculos com lentes polarizadas são capazes de proteger a visão dos raios UV, por isso são completos e trazem mais benefícios do que as lentes convencionais. Para ser ter uma comparação, as lentes polarizadas fazem um trabalho semelhante aos de uma cortina persiana. Sendo assim, há como controlar a quantidade de luz que chegará aos olhos. Uma diferença a mais é que a lente polarizada tem uma película extra de proteção. Há ainda quem afirma que quem prova a lente que garante mais proteção, não deseja mais usar a outra.

Mas por que devo optar pelos óculos com lentes polarizadas?

Essas lentes oferecem 100% de proteção contra raios UVB e UVA, os quais sabemos que fazem mal não só aos olhos, mas ao corpo todo. Fora isso, cuida da visão contra os reflexos solares, suavizando e os tornando quase imperceptíveis. A diferença para quem dirige, por exemplo, é muito grande. Em locais com praias, lagos e durante o sol forte, não há como comparar a forma de ação de uma lente polarizada e de uma lente comum. Sendo mais que uma questão de conforto ou apenas estética para quem trabalha em ambientes desse tipo, a lente polarizada pode oferecer segurança e qualidade a visão.

Todo mundo pode usar essas lentes?

Sim! Todas as pessoas e idade podem usufruir o benefício das lentes polarizadas e quando antes melhor, pois assim desde cedo você garante para os seus olhos uma sensação muito positiva. Porém, são mais recomendadas para quem tem um estilo de vida um pouco mais exposto a claridade, como para quem dirige com frequência ou gosta/trabalha com pescaria e pratica esportes ao ar livre. Pessoas com olhos mais sensíveis e olhos claros e que querem uma proteção maior também não só podem como devem buscar por óculos com lentes polarizadas.

Vantagens das lentes polarizadas

  • Extremamente leves e confortáveis;
  • Aumentam a nitidez das imagens;
  • Contam com proteção UVA e UVB;
  • Protegem os olhos dos reflexos solares;
  • Minimizam o incômodo causado pela luminosidade;
  • Oferecem excelente custo-benefício.