Calistenia ou Musculação – Como Escolher o Melhor Treino para Você

Calistenia ou musculação?
Calistenia ou musculação?

A calistenia vem se tornando cada vez mais popular como uma modalidade de treino, principalmente graças as redes sociais e aos vídeos com milhões de acessos no Youtube de personalidades do esporte como Adam Raw e Frank Medrano e grupos como o Bar Brothers e o Madbarz em demonstrações incríveis de força e habilidade. A musculação, por outro lado, já é bastante conhecida pela população em geral: é bem fácil encontrar academias espalhadas por todo canto de qualquer cidade.

Há inúmeros benefícios na prática de ambas as atividades físicas, no entanto praticar as duas ao mesmo tempo pode não ser muito interessante por terem exercícios que demandam bastante força e energia. Tendo isso em vista, algumas pessoas ficam na dúvida se praticam a calistenia ou se matriculam em uma academia convencional. Quais as vantagens e desvantagens de cada um e como escolher o melhor para você?

Calistenia

Como dito anteriormente, a calistenia, também base do atual movimento de street workout, ou treino de rua, tem se tornado cada vez mais popular. Em uma rápida busca no Youtube é possível ver atletas em demonstrações inacreditáveis de força e resistência. A calistenia é composta por exercícios e movimentos que utilizam apenas o peso do corpo, incluindo exercícios conhecidos, como a flexão de braço, os abdominais e os exercícios em barras, dentre outras tantas variações que podem ser feitas a partir destes, criando movimentos com dificuldade progressiva e que exigem cada vez mais força, resistência e equilíbrio do praticante. Um dos grandes benefícios da calistenia é que você pode praticá-la em praticamente qualquer lugar e sem qualquer custo: como os exercícios são feitos com o peso do corpo, você não precisa de equipamentos e por isso não precisa ir até uma academia ou gastar dinheiro com pesos.

Musculação

A musculação tradicional como nós conhecemos também oferece muitos benefícios a saúde. Os exercícios feitos com pesos e carga progressiva são sem sombra de dúvida os melhores para o processo de hipertrofia do músculo, e por isso o ganho de massa muscular a médio e longo prazo são maiores na musculação do que na calistenia. As academias contam com instrutores capacitados que podem não só elaborar um treino específico seguindo as necessidades e os objetivos de cada indivíduo, como também acompanhar de perto a execução dos movimentos. Outro benefício da musculação é que você pode facilmente acrescentar carga uma vez que seus músculos se adaptaram a um exercício, tornando-o mais difícil e mais desafiador, e por isso mais efetivo para o ganho de força e para o crescimento muscular.

Diferença nos resultados

Embora os dois tipos de treinos sejam saudáveis e importantes, eles possuem algumas diferenças em relação aos resultados que você deve esperar. Os exercícios na calistenia são mais próximos dos exercícios funcionais, movimentos que fazemos em nosso dia a dia, geralmente bastante diversificado, com muitas repetições e em ângulos diferentes. Os praticantes de calistenia podem esperar como resultado um corpo magro, bastante tonificado e definido, e melhor capacidade de equilíbrio, coordenação e também maior resistência. Na musculação tradicional, por outro lado, os exercícios são feitos com cargas de peso de maneira progressiva e também com menos repetições, por isso os praticantes sentem um crescimento muscular normalmente maior que o observado na calistenia. Na musculação o processo de hipertrofia é mais intenso.

Escolha: Calistenia ou musculação?

Na hora de escolher um treino que combina melhor com você, é preciso estar atento a dois fatores. O primeiro é qual o tipo de treino você gosta mais e se sente melhor fazendo. Afinal se os dois são benéficos para saúde, é importante que você escolha algo que você goste e consequentemente continue determinado e motivado a colocar em prática dia após dia. O segundo fator é qual tipo de resultado que você busca para o seu corpo, de acordo com o que foi explicado no tópico anterior. Se a dúvida persistir, você ainda pode solicitar a um profissional capacitado que crie um treino que misture exercícios com cargas e também feitos somente com o peso do corpo. Afinal nada impede que você tenha o melhor dos dois mundos em um só treino!

Você pode gostar...

  • FSociety

    Eu fiz musculação na academia por 2 anos e meio depois sai e comecei a fazer calistenia
    e não largo a calistenia nunca pra voltar a academia me adaptei melhor a esse treino.

  • TSI

    Minha opinião é a seguinte:
    Academia serve para quem quer ficar monstro. Porém eu te pergunto: Quantos monstros tem na sua academia? Monstro mesmo, cara grande, fibrado, definido… e não aqueles gordinhos que se acham fortes! Deve ter 1, 2 no máximo… normalmente não tem é nenhum! Se você não tomar os venenos, nunca SERÁ MONSTRO, essa é a real. Não adianta se entupir de whey, creatina, etc…

  • Lucas Santiago

    Fiz academia por três semanas, apenas para fortalecimento muscular. Quando conheci a calistenia, não voltei mais, até mesmo pela questão financeira também, kkk

    http://www.viverdemusculacao.com/treino-de-calistenia-para-iniciantes-1-mes/

  • Richard Madureira

    Estou pensando seriamente em começar calistenia, fiz dois anos de academia e meus resultados foram relativamente pequenos. com o custo que gastaria em academia ainda posso fazer uma dieta boa.