As Vantagens do Óleo de Peixe para Emagrecer

Óleo de peixe para emagrecer
Óleo de peixe para emagrecer

O óleo de peixe tem se destacado como poderoso suplemento alimentar e oferece vários benefícios para a saúde, inclusive para quem procura emagrecer. Fabricado em cápsulas de gel, o óleo contém o famoso ômega 3, um ácido graxo essencial conhecido também como “gordura boa” para o corpo humano. Além disso, cumpre papel importante na manutenção de uma pele saudável, na proteção dos olhos, no funcionamento do cérebro e na respiração das células de todo o corpo, no bom funcionamento dos órgãos, como no processo de digestão, entre outras qualidades, destacando-se entre os mais variados suplementos alimentares.

Para quem começa a adequar-se em uma vida saudável, precisa manter uma refeição equilibrada aliada com a prática de exercícios físicos. Para a perda de peso ser bem-sucedida, precisa digerir uma boa quantidade de gorduras boas, pois apesar do corpo conseguir transformar alguns carboidratos e proteínas que ingere em ácido graxo saturado, ele não tem esta capacidade para produzir gorduras poli-insaturadas, a qual é importante para auxiliar na diminuição da taxa de LDL, o famoso colesterol ruim.

Óleo de peixe para emagrecer

A ingestão de ácidos graxos essenciais, contidos no óleo de peixe, é fundamental para o bom funcionamento do organismo e consequentemente para um emagrecimento saudável. Estudos recentes enfatizaram a ação do óleo de peixe como auxiliador do emagrecimento. Foi comprovado que ele melhora na ação da insulina acelerando o metabolismo na queima de massa gorda, regulando o açúcar no sangue e estimulando não um simples emagrecimento, mas um emagrecimento definitivo, reduzindo a gordura abdominal (esta responsável por surgimento de algumas doenças cardiovasculares) e impulsionando o crescimento muscular (massa magra).

Quanto e como tomar

Apesar de todos estes benefícios, há uma quantidade certa de ingestão desse óleo para não haver acúmulo de ômega 3 que pode prejudicar no balanceamento de nutrientes no corpo. Em pesquisa da Associação Cardíaca Americana, a dosagem do óleo deve-se ser de, pelo menos, 600 mg, o equivalente a uma ou duas cápsulas por dia, dependendo do produto comprado. O mais indicado é tomar uma cápsula logo pela manhã e, caso sejam duas cápsulas diárias, outra a noite, antes de dormir.

Cuidados ao escolher o óleo de peixe

Outro ponto importantíssimo é na hora da compra do suplemento: muito importante olhar os ingredientes e de onde foi extraído o ômega 3 contido neste óleo. Hoje, por conta da alta gastronomia e na utilização do peixe como alimento, muitos são criados em cativeiros, e por isso são alimentados com rações específicas feitas de trigo, o que não colabora na produção de ômega 3 neste animal, e sim de ômega 6, que também é muito importante para a saúde, mas apenas quando consumido em equilíbrio com o ômega 3, senão pode acarretar uma deficiência de nutrientes no corpo. Este ácido graxo essencial é encontrado em peixes de água gelada, como salmão e sardinha. A cápsula deste óleo também não pode conter cheiro, pois se tiver, significa que seu produto está oxidado, deixando de trazer os benefícios citados.

Importância do ômega 3

Independente se o propósito é o emagrecimento, a ingestão do óleo de peixe é de extrema importância para o organismo, uma vez que o ômega 3 não é produzido pelo organismo e também não é encontrado com facilidade na alimentação do dia a dia mesmo dentro de uma dieta considerada saudável. A falta de ômega 3 no organismo também não gera sintomas aparentes, o que o torna um suplemento essencial para todas as pessoas de maneira geral. Então, mesmo que alguém já tenha uma boa alimentação e está satisfeito com a aparência do seu corpo, é muito provável que ainda seja necessário complementar com ômega 3 por meio do óleo de peixe.

Outros benefícios do óleo de peixe

Para entender essa importância, foram feitos estudos que comprovam a sua eficácia em manter as células do corpo saudáveis, evitando mutações e inibindo o crescimento de células “defeituosas”, ou seja, o óleo de peixe é um ótimo alimento e eficaz como prevenção do câncer, principalmente em suas formas mais comuns, como o de mama, próstata e cólon. Além disso, também é um ótimo suplementos para grávidas: na ingestão do óleo de peixe durante o pré-natal, os ácidos estimulam a memória e o raciocínio, o que inclusive aumentar a inteligência do bebê, e ainda melhora o fluxo sanguíneo, sistema imunológico e a produção de hormônios.

O óleo de peixe, se aliado a uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e a boa hidratação com água diariamente, torna o processo de emagrecimento mais fácil e saudável.

Você pode gostar...