7 Motivos para Começar a Andar de Bicicleta Hoje

Começar a andar de bicicleta
Começar a andar de bicicleta

A procura pela prática de exercícios físicos, vem aumentando fortemente durante os motivos anos. Pelo fato do aumento da preocupação com as questões de saúde e até pela estética, as pessoas sempre buscam formas de exercitar de forma agradável e com resultados. Uma dessas práticas é andar de bicicleta, e os motivos vantajosos por ser uma excelente atividade são vários:

1 – Faz bem à saúde, emagrece, valoriza o físico

Sobre o fato que pedalar faz bem, todos sabem. Porém o nível de importância parece ser desconhecido: quando anda de bicicleta, com o corpo já alongado e andando com a postura correta (a coluna lombar deve ficar em torno de um ângulo de 30 a 40 graus com um bom guidão), o ciclista consegue trabalhar as seguintes áreas musculares do corpo: quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal e extensores da coluna. E mesmo sem tanta movimentação nos braços, é possível desenvolver os músculos dos ombros, antebraço e braço uniformemente, melhorando as condições físicas.

2 – É para todos

Uma ótima notícia para quem certa dificuldade em realizar exercícios físicos por ter algum problema nas articulações: a bicicleta é uma atividade ótima para qualquer pessoa: segundo fisioterapeutas, seu impacto sobre as articulações é mínimo, torna-se, também, um ótimo meio esportivo para pessoas com problemas articulares. Vale lembrar que, apesar disso, antes de iniciar a prática de exercícios com a bicicleta, é necessário, sempre (e em qualquer atividade física), consultar um profissional da saúde para avaliar todas as condições e resistências físicas.

3 – Esporte que pode ser realizado em qualquer lugar

Quando se quer respirar o ar das ruas e parques, a bicicleta torna-se um aliado ao homem, e em casos de dias de chuva também: com as bicicletas ergométricas são excelentes opções de manter a força da bike dentro da academia ou até mesmo em casa, enquanto pode assistir a um treino na televisão ou ouvindo música.

4 – Faz bem para o meio ambiente

Mesmo em grandes ou pequenas cidades, os automóveis cresceram muito, o que prejudicou para a poluição do ar, congestionamentos e sedentarismo, pois o condutor de carro realiza poucas movimentações físicas. Por isso, as bicicletas, além de proporcionar maior qualidade de vida, não polui e nem contribui para a camada de ozônio, tanto que foi eleita pela ONU (organização das Nações Unidas) como o meio de transporte mais sustentável no mundo. Em grandes cidades, chega a ser bem mais compensador ir de bicicleta ao trabalhar do que enfrentar o trânsito: em alguns estudos e cálculos sobre o tempo que leva no trânsito e na condução em uma bicicleta, realizado em várias cidades do pais, mostrou que o veículo de duas rodas é bem mais rápido que o carro em horários de pico.

5 – Economia de tempo e dinheiro

Por economizar o tempo nos trajetos durante o trabalho ou na volta, a economia em seu gasto também é muito atraente: não tem imposto absurdo e nem várias manutenções de aparelhos: basta comprar uma boa bicicleta e alguns artefatos de segurança, e já está pronto para praticar exercício físico ou ainda ir ao trabalho. Sem contar a economia com estacionamento, pois não ocupa muito espaço.

6 – Alivia o estresse

Para o estresse é um ótimo remédio: Por conta das pedaladas, aumenta o nível de serotonina, que aumentar o bom humor (o que afasta ainda mais os problemas com doenças psicossomáticas, estas despertadas por ansiedade, depressão e doenças similares) e regula o ritmo cardíaco e as funções intelectuais.

7 – É um esporte que lhe dá liberdade

O que leva muitas vezes as pessoas desistirem de continuar se exercitando é por conta de enjoar daquela atividade física. Academias, por exemplo, sofrem com o vai e vem de alunos por isso. Por este lado, a bicicleta é um meio de atividade física que oferece várias modalidades para não deixar o corpo parado: pode ser praticada em qualquer lugar novo que queira conhecer, pode aumentar e diminuir velocidades e ser praticada em um meio social, envolvendo amigos e familiares, o que leva a ser um esporte familiar e muito divertido!

Há muitos outros motivos que mostram a vantagem de ser um ciclista, mas é importante ressaltar sempre que para conseguir o efeito de uma boa qualidade de vida precisa-se sempre aliar junto a isso uma ótima alimentação balanceada e visitas regulares a médicos especializados.

Você pode gostar...