8 Motivos para Você Ter um Cachorro em Sua Casa

A presença de um cachorro em casa é uma das grandes alegrias do dia-a-dia. Ter um cão exige muita responsabilidade e cuidado, mas também é uma garantia que seus donos vão construir ótimas lembranças com o animal.

Antes de pegar um cachorro para criar, é necessário que a pessoa tenha em mente que o animal vai precisar de comida, carinho e atenção. Para quem já sabe que está pronto para ter um cachorrinho em casa, seguem mais algumas razões que vão fazer você querer sair de casa agora e pegar seu animal de estimação:

1 – São excelentes companheiros

Você nunca vai estar sozinho se tiver um cão em casa. Em geral, cachorros são animais muito carinhosos e companheiros. Ao contrário de muitas companhias humanas, o cão não se importa se você tem ou não dinheiro, se está saudável ou não e se está em um momento bom ou passando por um mais complicado.  Independente do que for, ele vai estar sempre do seu lado.

2 – Ajudam a reduzir o estresse

Já foi comprovado por diversos estudos, que a presença dos cães pode ser uma forma de aliviar o estresse causado por trabalho e estudo. Algumas empresas inclusive deixam seus funcionários levarem os seus cães para o escritório porque, segundo eles, isso ajuda a reduzir a pressão do ambiente, deixando o local mais leve e os funcionários mais relaxados.

3 – Auxiliam na prevenção de doenças

Além de cachorros serem excelentes companhia na hora de fazer exercícios, aquela saidinha para dar uma volta com seu cachorro pode ser o que uma forma de ajudar seu coração a funcionar melhor. Existe um estudo da Associação Americana de Coração que garante que pessoas que tem cachorro tem menos chance de desenvolver problemas cardíacos.

Mas esse não é o único benefício quando se fala de saúde. Os cães são capazes de detectar a hipoglicemia, ou seja, a baixa quantidade de açúcar no sangue, e até mesmo alguns tipos de câncer, como o de próstata, com precisão através do olfato!

4 – Melhoram o sistema imunológico das crianças

Crianças e cachorros sempre tiveram uma relação especial. E uma relação que tem tudo para ser benéfica para ambos. É comprovado que crianças que tem cães em residência tem um melhor sistema imunológico, especialmente quando se trata de doenças respiratórias. Além disso, a companhia dos cães pode evitar casos de dermatite.

Para crianças com autismo essa relação é ainda mais estreita. Os cães de terapia que acompanham algumas dessas crianças são capaz de entendê-las muito melhor do que a maioria dos seres humanos. Com isso, elas auxiliam na redução do estresse dessas crianças.

5 – Ajudam a tratar algumas doenças

Não é só a saúde das crianças que se beneficia dessa relação com os cachorros. Pessoas que passaram por traumas muito profundos e desenvolveram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, podem ter os sintomas desse mal reduzido através do convívio com o animal. Também existem estudos que confirmam a ideia de que os cachorros são ótimas armas para o tratamento da depressão, por oferecerem companhia e amor incondicional para seus donos.

6 – Deixam a pessoa mais sociável

Cachorros sempre acabam atraindo outras pessoas para perto. Estar com um cachorro é sempre um motivo para que mais gente venha conversar, brincar com o cachorro e puxar assunto. E isso é ótimo para a socialização.

7 – Não são egoístas

O cachorro não tem nenhum outro objetivo a não ser te fazer bem e te deixar feliz. Ele não é carinhoso e companheiro esperando nada em troca, a única coisa que ele quer é estar ali para o que você precisar e dar o máximo de amor que eles conseguirem.

Alias, nós humanos deveríamos  ter essa aula com os cachorros, para aprenderem a ser mais amor e companheirismo com as outras pessoas.

8 – Dão responsabilidade

Cães não se cuidam sozinhos. Além da comida, eles precisam de exercícios regulares, visitas ao veterinário, estar em dias com as vacinas, cuidados com a higiene, dentre outras coisas. Não é uma tarefa fácil, mas ajuda, principalmente as crianças a criarem um conceito maior de responsabilidade e a cumprir tarefas.

Sendo assim, se existe a vontade e a possibilidade de ter um cachorro em casa, não deixem de fazer isso. Ter um cachorro em casa é algo que todos deveriam experimentar.