7 Super Alimentos para Emagrecer que Muita Gente Não Conhece

Alimentos que ajudam a emagrecer
Alimentos que ajudam a emagrecer

Se não levarmos em conta fatores genéticos e de estrutura, os médicos garantem que não é difícil emagrecer bem e com saúde. As dicas são as mais variadas possíveis: dormir melhor, reduzir bebidas alcoólicas, açúcar e carne vermelha e fazer exercícios físicos. Esse seria o básico para quem quer reduzir o peso.

Mas também existem alimentos naturais que auxiliam nesse processo. Vários produtos que utilizamos no nosso dia a dia podem ser combinados a essa nova rotina de quem quer emagrecer. Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e quinoa e frutas como a banana e a pera são excelentes para esse processo, cada um do seu jeito e com uma quantidade específica.

Porém, esses não são os únicos aliados para o emagrecimento. Existem outros tipos de alimento dos quais ainda não se fala totalmente dos seus benefícios nessa área, por isso vamos apresentar alguns deles abaixo:

1 – Goji Berry

O goji berry é uma fruta, advinda do sul da Ásia, especificamente China, Índia e Tibete. É uma das novas sensações no mundo fitness exatamente por auxiliar no emagrecimento. Além de ser pouco calórica, essa fruta possui aminoácidos, minerais, antioxidantes e uma grande quantidade de vitamina C. O consumo contínuo dessa fruta também traz outros benefícios: aumenta o nível de energia, ajuda a dormir melhor e dá mais capacidade de concentração.

2 – Óleo de Cártamo

O cártamo é uma planta que veio da Ásia e tem parentesco com o girassol. Até aí não parece ser nada demais, mas o especial dessa planta está nas sementes dela. O óleo feito através dessas sementes sementes ajuda a destruir a gordura abdominal, aquela que fica abaixo do umbigo. Isso acontece graças a presença de ômega 6 e ômega 9, dois ácidos que atuam na perda de peso.

Porém deve ser tomado de forma moderada: tomar no máximo uma colher de sopa por dia, com uma diferença de meia hora antes ou depois de comer. Até onde se sabe, não existe contraindicação para o óleo de cártamo, mas é sempre importante consultar um médico antes de tomar. Outros benefícios do óleo de cartamo são a prevenção do envelhecimento, por ter muita vitamina E; o combate a celulite, já que ajuda a reduzir retenção de líquido no corpo e diminui os níveis de colesterol.

3 – Farinha de Banana Verde

A banana é uma das poucas frutas que apresenta benefícios antes de amadurecer. Através da banana verde é extraída essa farinha – o amido resistente – uma substância que, ao ser digerido apenas no intestino, traz uma série de vantagens para o funcionamento do nosso corpo.  Isso acontece porque, por não ser digerido no estômago, essa farinha não se vira glicose e apresenta pouca sacarose. Mas como ela ajuda no emagrecimento?  Primeiro que, ao ficar mais tempo no estômago, ele dá deixa a pessoa mais saciada. Além disso, por possuir menos calorias, carboidratos e zero gorduras ela evita o ganho de peso.

4 – Garcinia cambogia

O extrato do fruto da garcínia, árvore originária das florestas do Camboja, está se tornando cada vez mais popular para quem quer perder peso e reduzir medidas. Neste sentido, seu principal composto é o Ácido Hidroxicítrico (HCA), o qual possui três principais ações no organismo: redução do apetite, diminuição da quantidade de glicogênio e aceleração do metabolismo, o que resulta na queima de gorduras. A garcínia é mais facilmente encontrada em cásulas. Além do seus benefícios para o emagrecimento, a garcínia também ajuda a controlar o colesterol e a reforçar o sistema imunológico.

5 – Chá Verde

O chá verde é uma bebida originária da Índia, da planta Camellia sinensis. O chá verde é preparado de forma diferente de outros chás: primeiro suas folhas vão para o vapor e depois são secas, para evitar a oxidação e a perda dos nutrientes.

As folhas de chá verde são ricas em catequinas, um nutriente que apresenta ação antioxidante e que traz diversos benefícios para a saúde, ao combater o colesterol ruim, acelerar o metabolismo e melhorar a digestão. Ao fazer tudo isso, ele auxilia no processo de emagrecimento.

O chá verde também apresenta cafeína em sua composição. Por isso, quem tem insônia não deve tomar muito chá verde e nem ingeri-lo perto da hora de dormir. Existe também uma quantidade máxima que ele pode ser ingerido: 4 xícaras de chá (600ml) por dia.

6 – Canela

Ainda não existem estudos que embasem o fato de que a canela ajuda na hora de reduzir o peso, mas existem diversos relatos de pessoas que utilizaram esse tempero para emagrecer. Alguns nutricionistas dizem que isso pode acontecer porque a canela aumenta o metabolismo e tem grande quantidade de cálcio mineral, que é uma substância que favorece o emagrecimento. Além disso, assim como o chá verde, a canela também é antioxidante.

7 – Alimentos com ômega 3

O ômega 3 é uma gordura, conhecida por ser um ácido graxo essencial, que não é produzido pelo ser humano, então precisa ser ingerido. Ele pode ser encontrado em grandes quantidades em peixes como sardinha, salmão, atum e bacalhau. Em menor quantidade, semente de linhaça, castanhas, nozes e óleos vegetais também são fonte de ômega 3.  Importante lembrar que se fritar o peixe destrói o ômega 3. Essa substância auxilia no emagrecimento por aumentar o metabolismo basal e diminuir a retenção de líquidos.

Esses são alguns dos vários alimentos que ajudam no processo de emagrecimento. Mas é importante lembrar que, antes de qualquer tentativa de perder peso, o que se deve fazer é procurar um médico e evitar qualquer tipo de dieta milagrosa ou que vai te privar de alimentos essenciais para sua dieta. Além desses, quais outros alimentos vocês conhecem que ajude a emagrecer?

Você pode gostar...