Luvas para Musculação: Tipos e Como Escolher a Melhor!

Tipos de luvas para musculação: saiba escolher
Tipos de luvas para musculação: saiba escolher

Com a chegada do verão e a busca pela qualidade de vida, o aumento de matrículas em academia se destaca. E para ter um treino bem-sucedido, é preciso ter o uso de equipamentos de proteção. As luvas, muito usadas na hora da musculação, estão disponíveis no mercado em todos os tipos de materiais, tamanhos, qualidade e resistência, de acordo com cada tipo de treino e personalidade. Devido a essa grande variedade de tipos de luva, pode haver um pouco de confusão na hora de escolher. Por isso preparamos esse artigo para te ajudar a escolher qual a melhor luva para você.

Tipos de luva para musculação

Existem no mercado, basicamente, cinco tipos de luvas para musculação:

  • Luva caleira: a mais simples, e por isso mais barata, pois protege a mãos de calos, mas não tem proteção para o polegar e tem alta flexibilidade;
  • Meia luva: tem como única diferente da luva caleira é por possuir costura e divisões entre os dedos, mas mantém o preço baixo e a flexibilidade;
  • Sem munhequeira: possui as costuras e divisões entre os dedos, já protegendo aqui também o polegar e a mão por inteira, sendo ainda flexível;
  • Com munhequeira: além de proteger a mão por inteira contendo as divisões de dedos, protege a mão por completo, pois oferece, graças a munhequeira, proteção na elevação de pesos maiores, mas dificulta um pouco na flexibilidade em determinadas práticas de exercícios físicos;
  • Luvas com garras ou ganchos: totalmente indicadas para quem está no nível avançado do treino, quando eleva pesos bem maiores, não prejudicando nem a mão e nem o antebraço, principalmente utilizadas em exercícios de remadas e puxadas. Por conta disso, o seu valor já sobressai perto dos outros tipos.

Materiais fabricados

Os materiais disponíveis no mercado para luvas para musculação são vários. Elas são fabricadas, de um modo geral, com couro sintético ou malhas mistas. Há algumas opções mais elaboradas, que podem vir com silicone na região da palma da mão, a fim de ter melhor aderência nos aparelhos e halteres.

Outro material que aparece nas luvas é o tecido atoalhado, para já absorver o suor da mão durante o treino. Outras ainda são feitas com borracha antiderrapante para não escorregar, e há luvas que tem reforço no punho (o famoso munhequeira) para impedir qualquer lesão. Essas opções são válidas para quem já pratica há algum tempo e o corpo já necessita de aparelho e pesos maiores.

Resistência e qualidade das luvas para musculação

Para ter um bom treino sem dores de cabeça com os acessórios, é importante não tentar economizar na hora da comprar luvas para musculação, escolhendo modelos sem qualidade apenas pelo fato de ser uma opção mais econômica. É necessário priorizar a proteção e segurança que as luvas para musculação podem proporcionar durante a prática da atividade física. Mesmo que ela tenha um valor superior, será mais resistente e você não se arrependerá do investimento.

Vale lembrar que a resistência, deve ser analisada de acordo com o treino: não ajudará muito comprar uma luva de ganchos, por exemplo, se o consumidor pratica musculação a pouco tempo, porque aí já não será mais um bom investimento e sim um desperdício na hora da compra. Por isso, é válido analisar o caso do treino que será realizado, se de nível para quem acabou de começar ou se é para quem já está no nível avançado.

Na hora da compra: conforto, propósito e mobilidade

É importante que na hora da escolha, dentre os modelos existentes no mercado, optar pelo mais indicado para a prática e objetivo. Com o produto em mãos, avaliar os movimentos de treinos e notar o que poderia torná-los mais produtivo e seguro é uma forma de direcionar melhor a escolha da luva de musculação. Os acessórios devem sempre preservar a saúde do corpo humano, incluindo assim o bem-estar. Por isso, além da consulta aos profissionais da saúde e do educador físico, estudar os modelos de luvas e observar as características são aspectos relevantes em prol da evolução dentro do esporte ou atividade física, seja na musculação ou qualquer outro.

Você pode gostar...