L-carnitina – O Que é, Benefícios e Como Tomar

l-carnitina para acelerar a queima de gordura
l-carnitina para acelerar a queima de gordura

Uma boa parte das pessoas que iniciam a prática de atividade física ou procuram por uma vida mais saudável tem como principal objetivo a perda de peso, e não é para menos: Hoje sabemos como os efeitos maléficos que o sobrepeso vão muito além da estética e podem contribuir para o surgimento de inúmeras doenças. Nesse sentido, a busca por suplementos alimentares que podem de alguma forma tornar a perda de peso ou a queima de gordura mais fácil e rápida podem contribuir muito para o emagrecimento. Neste contexto temos a l-carnitina. Saiba mais sobre o que é a l-carnitina, seus benefícios e como tomar.

O que é a l-carnitina?

A l-carnitina é uma substância natural produzida pelo nosso organismo, mais especificamente pelo fígado e pelos rins, e é armazenada nos tecidos musculares. Uma das suas principais funções é contribuir para que o corpo consiga transformar gordura em energia de forma mais eficiente, acelerando o metabolismo e contribuindo para a perda de peso. Na prática, a l-carnitina é responsável por transportar a gordura para as mitocôndrias das células, onde as mesmas, através da oxidação desta gordura, produzem energia para o corpo consumir.

A l-carnitina é sintetizada por dois aminoácidos essenciais: a lisina e a metionina, e também com a niacina, a vitamina B6, a vitamina C e Ferro. A l-carnitina é obtida naturalmente através da alimentação, principalmente através da ingestão de proteína animal, estando presente em maior abundância nas carnes vermelhas. No entanto, ela pode também ser encontrada em peixes, leite e derivados e até mesmo em alguns vegetais, como aspargo, brócolis e alho. Por outro lado, a l-carnitina também pode ser obtida através de suplementos.

Deficiência de l-carnitina

Muitas vezes, mesmo com organismo sendo capaz de produzir este nutriente através da alimentação, algumas pessoas podem sofrer carência de l-carnitina, especialmente aquelas que praticam exercícios físicos regulares e tem como objetivo o emagrecimento. Alguns males também podem contribuir para reduzir os níveis de l-carnitina considerados normais em nosso corpo, como doenças cardiovasculares, sobrepeso, cirrose, hipotireoidismo, entre outros. Nestes casos, o suplemento de l-carnitina é recomendado. Os suplementos de l-carnitina estão disponíveis no mercado nas versões líquida, em cápsulas ou então em misturas com chá verde ou CLA.

Principais benefícios

Entre os principais benefícios da l-carnitina está o aumento da energia e da disposição, pois como ela acelera a queima de gordura transformando-a em energia, a l-carnitina acaba por ter um efeito estimulante, contribuindo assim para mais disposição na prática de exercícios físicos e, consequentemente, mais resultados, inclusive no que diz respeito ao emagrecimento. Alguns estudos também tem relacionado o consumo de l-carnitina ao fortalecimento do sistema imunológico, melhora do raciocínio e também na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Como tomar

Para tomar l-carnitina como suplemento é recomendado começar com uma cápsula ou 500 miligramas por dia logo antes da primeira refeição. Depois de uma semana de adaptação, procurando sempre tomar apenas uma cápsula, você pode aumentar a dose para duas cápsulas, sendo uma antes do café da manhã e uma antes do almoço ou antes do treino. Como a l-carnitina tem um efeito estimulante, ela será um ótimo acréscimo ao seu pré-treino, porém procure evitar usar a l-carnitina próximo do horário de dormir, ou então você terá um sono bastante agitado!

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