Como Corrigir a Assimetria Muscular

Corrigir assimetria muscular
Corrigir assimetria muscular

A assimetria muscular, ao contrário do que muita gente pode pensar, é uma condição bastante comum entre praticantes de musculação. Na maioria dos casos é uma perna ou braço que fica ligeiramente maior ou diferente do que o membro correspondente do lado oposto. No entanto, mesmo que geralmente a assimetria seja perceptível somente a pessoa que a possui, é importante tentar resolvê-la o quanto antes a fim de que o problema não se torne mais evidente com o passar do tempo.

A assimetria muscular tende a aparecer porque nós, como destros ou canhotos, tendemos a usar melhor ou ter mais força em um dos lados do corpo. Isso, com o tempo, faz com que os músculos de um dos lados acabe por se desenvolver um pouco mais do que o outro. É importante corrigir a assimetria porque ela tende a aumentar ao longo do tempo, o que pode prejudicar outros grupos musculares porque tende a direcionar força desproporcional para um dos lados do corpo. confira algumas dicas de como você pode resolver este problema e evitar dores de cabeça no futuro

Corrigir a assimetria muscular

Exercícios unilaterais

Os exercícios unilaterais trabalham apenas um lado do corpo de cada vez. Isso é especialmente vantajoso para as pessoas que tem assimetria muscular, uma vez que podem trabalhar mais, ou melhor, seu lado mais fraco e assim conseguir igualar os dois lados do corpo visando atingir a perfeita simetria muscular. Alguns exemplos são exercícios feitos com halteres onde você pode trabalhar um lado de cada vez. Praticamente todo exercício pode ter uma “versão” unilateral.

Começar pelo lado mais fraco

Conforme explicamos anteriormente, o lado mais forte do corpo tende a ser aquele com qual damos preferência para fazer as atividades: Ou seja, destros tendem a ter mais força do lado direito enquanto canhotos tendem a ter mais força do lado esquerdo do corpo. Em um treino visando corrigir a assimetria muscular, procure sempre iniciar com o lado mais fraco quando for fazer exercícios unilaterais, pois é no início que você está com mais energia e provavelmente conseguirá forçar mais o lado em que você começar. Desta maneira, faça a primeira série usando o lado mais fraco do corpo e depois vá para o lado oposto na série seguinte.

Não faça mais esforço no lado mais forte

O nosso lado mais forte sempre irá conseguir carregar mais peso ou ir uma repetição a mais que o lado mais fraco. Por isso é importante deixar que o lado mais fraco dite o ritmo do treino e o número de repetições. Isto é importante para que você não coloque mais esforço do lado mais forte e torne a assimetria cada vez mais perceptível com o passar do tempo. Se você, por exemplo, só consegue fazer sete repetições com o lado mais fraco usando uma mesma carga de peso em um exercício unilateral, seu lado mais forte também deve fazer sete repetições.

Por fim, não se sinta mal devido a assimetria muscular. Este é um problema bastante comum entre os frequentadores de academia e não é tão difícil resolver: Basta que você siga as dicas passadas aqui, apesar de parecerem um tanto óbvias, são bastante eficientes a curto e médio prazo para resolver este problema.

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