Batata Doce – Fonte de Carboidratos Saudáveis

Batata doce - Fonte de carboidratos saudáveis
Batata doce - Fonte de carboidratos saudáveis

Muito se engana quem pensa que músculos e força provêm apenas de proteínas. Os carboidratos têm um papel importantíssimo não só na manutenção e no crescimento da massa muscular como também do fornecimento de energia para qualquer atividade do organismo. No entanto, é preciso ter atenção sobre quais fontes de carboidratos usar, uma vez que no que diz respeito apenas à quantidade de calorias, um brigadeiro e uma maçã podem ter a mesma porção de carboidratos. Nesse contexto nós temos a batata doce como um excelente exemplo de fonte saudável de carboidrato confira a seguir seus principais benefícios.

Carboidratos da batata doce

Quase sempre os carboidratos são considerados como os grandes vilões de qualquer dieta. Isto porque geralmente as pessoas associam carboidratos com massas e doces, o que não é errado, porém geralmente carboidratos tanto saudáveis e não saudáveis são os primeiros a serem cortados da alimentação, principalmente por quem quer emagrecer. De fato os chamados carboidratos simples, que basicamente são os açúcares, quando consumidos em demasia ou em excesso do que o corpo consome durante o dia, podem se acumular facilmente no corpo na forma de gordura.

A batata doce é uma importante aliada de qualquer indivíduo que pratica atividade física, uma vez que ela representa uma fonte saudável de carboidratos complexos que, ao contrário dos carboidratos simples citados anteriormente, apresentam fibras e nutrientes que são absorvidos gradativamente pelo o corpo, fazendo com que os mesmos sejam usados na medida em que entram na corrente sanguínea. Isto evita os picos de insulina e, consequentemente, o armazenamento do excesso de calorias como gordura.

Vitaminas da batata doce

A batata doce, por ser rica em carboidratos e nutrientes, também é interessante para as pessoas que têm dificuldade no ganho de massa graças à grande quantidade de calorias que a porção de batata doce contém, incluindo vitaminas como A e C, cálcio, fósforo e potássio. Ela pode ser ingerida diariamente sem efeitos desagradáveis. Para potencializar esses ganhos, podemos também combinar a batata doce com uma fonte de proteína saudável como carnes e ovos.

Batata doce emagrece?

Para os indivíduos que estão tentando perder peso ou simplesmente reduzir o percentual de gordura no corpo, a batata doce também pode ter grande utilidade principalmente no que diz respeito à substituição de outros carboidratos que possuem um maior índice glicêmico; Ou seja, a batata doce pode entrar na dieta no lugar de outros carboidratos menos saudáveis, como massas de farinha refinada e açúcares. A batata doce também pode substituir os pequenos lanches feitos entre as refeições, especialmente por poder proporcionar grande sensação de saciedade.

Como preparar

Geralmente a batata doce é feita cozida, mas existem inúmeras receitas e modos de preparo diferentes para que você possa acrescenta-la de uma vez por todas em sua rotina diária.  além de cozida na água em uma panela comum ou em uma panela de pressão, você pode preparar a batata doce no forno convencional ou até mesmo no microondas. Você também pode fazer um delicioso purê de batata doce com manteiga ou mesmo fazer suas próprias batatas chips saudáveis e sem fritura fatiando a batata doce e colocando numa forma para assar no forno convencional. No formato de chips, você poderá inclusive armazená-la por mais tempo e transportá-la mais facilmente.

Suplementos alimentares de batata doce

Existem alguns suplementos alimentares feitos a base de batata doce que estão disponíveis no mercado, através dos quais é possível obter uma fonte pura e limpa de carboidratos complexos. Eles são geralmente na forma de pó para serem feitos como shake, que é uma maneira mais prática de ingerir a batata doce especialmente para as pessoas que não gostam do sabor ou da textura da batata doce, mas mesmo assim não querem abrir mão de todos os seus benefícios.

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