Maltodextrina Engorda?

Maltodextrina engorda?
Maltodextrina engorda?

Durante ou logo após a prática de exercícios físicos de média e alta intensidade, o nosso corpo tende a esgotar as reservas de glicogênio; e são elas que os nossos músculos utilizam como principal fonte de energia. Quando este glicogênio acaba, nosso corpo responde com cansaço e fadiga. Apesar de ser um processo normal e esperado, se isso ocorre durante o treino poderá comprometer o seu desempenho e o seu rendimento durante a atividade física. Nesse contexto, o uso da maltodextrina pode ajudar a repor este glicogênio e fazer com que você tenha mais energia e disposição, e não só para o treino em si, mas também para a posterior recuperação.

O que é maltodextrina?

A maltodextrina é um pó incolor constituído principalmente de carboidratos complexos. A maltodextrina é produzida a partir do amido de milho através de um processo chamado de conversão enzimática. Este processo cria polímeros de dextrose e glicose que, depois de ingeridos, são absorvidos lentamente pelo organismo.

Benefícios

O principal benefício da maltodextrina está no fato dela ser um carboidrato complexo que, quando ingerido, é quebrado  gradativamente de forma que o corpo consiga uma fonte abundante e estável de energia durante a prática de atividade física. Graças a essa estabilidade, ela evita assim os chamados picos de insulina, que são os responsáveis pelo indesejável efeito de armazenar parte dos carboidratos na forma de gordura no corpo. Neste sentido, o benefício da maltodextrina está em fornecer energia durante o exercício físico sem induzir diretamente o corpo ao acúmulo de gordura, ou seja, sem engordar.

Maltodextrina engorda?

Se tomada nos momentos certos e aliada a exercícios físicos e hábitos de alimentação saudáveis, a maltodextrina não engorda. Os momentos corretos para tomar maltodextrina são logo antes, durante ou ainda logo após a atividade física, sendo assim útil também para a recuperação pós-treino. Quando utilizada desta forma, as calorias da maltodextrina serão úteis para dar disposição e depois serão rapidamente consumidas. A maltodextrina é usada também pelo organismo para uma melhor absorção de suplementos hiperprotéicos como o Whey Protein, que são muitas vezes utilizados no pós treino para a recuperação muscular.

Posso ganhar peso com maltodextrina?

A resposta é sim. Muitos suplementos hipercalóricos possuem como base a maltodextrina. Por ser um suplemento com alto teor de calorias, ela pode ter bastante utilidade para as pessoas que precisam ou desejam ganhar peso. Mas veja bem: Para isso ela pode ser tomada, além de antes e depois do treino, em jejum logo antes café da manhã. Graças à grande quantidade de carboidratos que a maltodextrina tem, se usada corretamente ela pode ser uma grande aliada para as pessoas que querem ganhar peso, especialmente pela praticidade no seu preparo e facilidade do seu consumo como shake.

Maltodextrina é cara?

Uma das maiores razões pelas quais a maltodextrina é um dos suplementos mais populares e mais utilizados é o seu preço extremamente acessível, principalmente se comparada a outros suplementos de valores mais elevados, como o Whey Protein ou mesmo a dextrose. Algumas marcas de maltodextrina contêm sabores e levam a adição de vitaminas que podem torná-la ligeiramente mais cara, mas mesmo assim maltodextrina é um dos suplementos alimentares mais baratos disponíveis no mercado.

A maltodextrina pode ser encontrada facilmente a venda em farmácias e lojas de produtos esportivos, muitas vezes inclusive pode também ser encontrada em supermercados, tendo em vista sua popularidade e uso por pessoas nos mais variados níveis de prática de atividade física.

Você pode gostar...