Qual é o Fator da Perda de Peso?

Qual é o fator da perda de peso?
Qual é o fator da perda de peso?

Ao navegar na internet, diariamente nós somos atacados por uma incontável quantidade de anúncios que dizem ter descoberto o “fator da perda de peso” ou mesmo o “Santo Graal” do emagrecimento. Apesar da maioria das pessoas saber que não existe uma solução mágica para induzir o corpo perder peso, muitas vezes o marketing desses produtos é tão eficaz e tão convincente que acaba fazendo com que muitas pessoas acabem por adquirir estes produtos.

Existe um fator da perda de peso?

Não existe um fator da perda de peso ou uma única solução mágica para o emagrecimento. A perda de peso é um processo complexo que engloba muitas variáveis, como por exemplo, uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e a manutenção de hábitos saudáveis no dia a dia. Neste artigo você irá saber mais sobre quais são os verdadeiros fatores da perda de peso e nunca mais irá se deixar levar por falsos produtos ou serviços milagrosos.

Alimentação

São vários os fatores responsáveis pela perda de peso. A maioria dos estudos feitos sugere que o principal fator da perda de peso é alimentação. Saber manter uma alimentação balanceada no dia a dia, rica em nutrientes e fibras, de fato tem um enorme papel no emagrecimento. Por isso qualquer pessoa que deseja emagrecer precisa prestar atenção em sua alimentação, inclusive procurando auxílio profissional quando necessário.

Para uma alimentação que favoreça a perda de peso, é imprescindível saber equilibrar corretamente os grandes grupos alimentares, que são as proteínas, os carboidratos e as gorduras saudáveis. Basicamente, as proteínas são as carnes, os ovos e o leite (e derivados) enquanto os carboidratos são as raízes e massas (grãos), e as gorduras saudáveis são os óleos presentes em algumas frutas e castanhas. É importante também evitar os alimentos prejudiciais como doces, frituras, bebidas alcoólicas e ainda o cigarro.

Exercícios

A prática de atividade física também é um importante fator da perda de peso. Além da alimentação, é preciso praticar exercícios que estimulem o corpo a queimar os estoques de gordura e também não permitem que o excesso de calorias da alimentação seja armazenado. Os principais exercícios para o emagrecimento são os aeróbicos, como por exemplo, a corrida, a natação e a dança.

Exercícios resistidos com carga também podem contribuir para perda de peso, uma vez que aumentam o volume dos tecidos musculares e, consequentemente, aumentam a capacidade que o corpo possui de queimar gordura tanto durante quanto depois da prática de atividade física. Exercícios com carga podem ser grandes aliados para a perda de peso, especialmente se forem conciliados com exercícios aeróbicos.

Outros fatores

Existem ainda outros fatores importantes da perda de peso. São eles o descanso e o sono. É durante as frases mais profundas do sono que o corpo produz os hormônios responsáveis pela redução dos estoques de gordura do corpo, como o hormônio de crescimento, por exemplo. Além disso, o repouso também repara as fibras musculares danificadas durante a prática de exercício físico, tornando o corpo mais resistente para suportar exercícios mais intensos e que geram mais resultados.

Muitos estudos recentes também tem ligado o estresse ao ganho de peso. Por isso procure viver de maneira mais tranquila, junto de amigos e família. Neste sentido, eles também podem ser um importante apoio na sua busca pela perda de peso.

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