Chá de Hibisco para Perder Peso

Perder peso com o chá de hibisco
Perder peso com o chá de hibisco

Devido a atual epidemia de obesidade que assola o Brasil e no mundo, cada vez mais as pessoas procuram por soluções para o emagrecimento. Nessa busca, os remédios e soluções mais naturais tomam a dianteira em benefícios, tendo em vista que produtos naturais possuem menos efeitos colaterais e contraindicações. O chá de hibisco, nesse contexto, vem se destacando cada vez mais como uma das soluções disponíveis para o emagrecimento. Este chá feito com as pétalas do hibisco possui nutrientes e propriedades interessantes no que diz respeito à perda de peso. Confira.

O chá de hibisco

O chá de hibisco é preparado a partir das pétalas e do cálice da flor Hibiscus Sabdariffa que, é importante dizer, não é a mesma espécie de hibisco encontrada normalmente nos jardins. A flor tem um tom vermelho escuro que é facilmente evidenciado no chá. As flores são encontradas a venda geralmente desidratadas em lojas especializadas em produtos naturais. Este hibisco é rico em flavonoides e ácidos orgânicos que, dentre seus benefícios, está também uma ação diurética que impede a retenção de excessiva de líquidos no organismo.

Efeito termogênico

As vitaminas do complexo B, contidas no chá de hibisco, auxiliam o organismo no processo do metabolismo da glicose através da respiração celular. Este processo é a principal fonte de energia para as células. A aceleração ou otimização deste processo com o chá de hibisco induz o corpo a usar os estoques de gordura do organismo como fonte de energia, auxiliando desta maneira no emagrecimento saudável. A vitamina B1 e a vitamina B2 também contribuem para a formação da pele, dos ossos e dos cabelos.

Antioxidantes e nutrientes

O chá de hibisco é uma bebida rica em inúmeras substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce. As antocianinas também presentes no hibisco têm um efeito cardioprotetor e vasodilatador, o que contribui ainda mais para evitar o acúmulo de gorduras. Alguns estudos conseguiram demonstrar que o efeito vasodilatador do chá de hibisco auxilia ainda no controle da pressão arterial. Outras vitaminas e minerais presentes no chá de hibisco são: ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e C, ácido fólico e cálcio.

Contraindicações

Não existem muitas contraindicações em relação ao consumo regular de chá de hibisco. No entanto, é sugerido que gestantes ou mulheres em idade fértil e lactantes não usem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos apontam possíveis efeitos mutagênicos no mesmo, ou seja, substâncias presentes no hibisco podem afetar o desenvolvimento dos genes de bebês, podendo trazer problemas futuros.

Quanto tomar

Recomenda-se o uso de seis gramas da planta para o preparo de 200 ml de chá de hibisco: Esta quantidade contém os nutrientes e minerais na medida ideal para a perda de peso de maneira saudável. Quantidades muito superiores a isso podem trazer alguns efeitos indesejáveis, como uma ação diurética muito forte que pode induzir o corpo a eliminar sais minerais em excesso.

O chá de hibisco pode ainda ser consumido na forma de “suchá”, com uma mistura de sucos de frutas e hortaliças com o chá de hibisco, podendo ainda ser tomado gelado. Outras pessoas também preferem fazer a geleia de hibisco, que também produzido com a mesma flor, mas possui algumas propriedades nutritivas neutralizadas devido ao tempo de cozimento e a adição de açúcar, o que pode comprometer também seu benefício para o emagrecimento.

Você pode gostar...