Principais Benefícios da Parte Branca da Laranja

Parte branca da laranja - Benefícios
Parte branca da laranja - Benefícios

Na busca por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas tendem a acreditar que são necessárias grandes mudanças em suas rotinas para terem bons resultados – mas isto não é verdade. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença, como por exemplo a forma com que comemos alimentos que já estão inseridos em nossa dieta.

A laranja é conhecida por ser uma fruta saudável e rica em vitamina C, no entanto o que talvez você não saiba é que a parte branca da laranja contém fibras e nutrientes muitas vezes em maior quantidade do que no próprio sumo da fruta. Depois de saber os principais benefícios que temos ao ingerir a parte branca da laranja, você nunca mais vai jogá-la fora!

A parte branca da laranja contém:

Pectina

A laranja é uma das frutas mais ricas em pectina e é na parte branca em que a encontramos em maior quantidade. A pectina é uma fibra facilmente solúvel em Água. Depois de ingerida, a pectina forma um gel que hidrata e limpa o intestino melhorando a absorção de nutrientes, dando maior sensação de saciedade e ainda contribuindo para a saúde da microbiota intestinal. A pectina também reduz a absorção do colesterol ruim LDL e de outras toxinas causadoras de diversos males.

Fibras

Além da pectina, a parte branca da laranja e o bagaço contêm demais tipos de fibras que também apresentam diversos benefícios para nossa saúde. Ao mastigarmos o bagaço, essas fibras se inserem nos sulcos gengivais e previnem cáries e mau hálito. Após ingeridas, as fibras incham e aumentam de volume, dando sensação de saciedade e reduzindo fome – contribuindo para o emagrecimento. No intestino, elas ainda são fermentadas e não só alimentam a flora como auxiliam na formação do bolo fecal, sendo assim recomendadas para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Vitaminas

Engana-se quem pensa que as vitaminas da laranja estão presentes apenas no suco. A parte branca da laranja contém ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além claro da vitamina C. As vitaminas e minerais são importantes na manutenção dos processos básicos do organismo, como na fabricação de enzimas, hormônios, no suporte ao sistema imunológico e na produção de novas células e tecidos.

Outros benefícios

A ingestão de uma laranja após as refeições auxilia na digestão. A vitamina C contida também na parte branca da laranja aumenta a absorção de ferro pelo organismo e tem efeito antioxidante, o qual inclusive pode ser potencializado se ingerido juntamente com a vitamina E, presente em amêndoas e sementes. O bagaço da laranja corrige a acidez do organismo, tem poder anti-inflamatório e desobstrui as veias, o que ajuda a controlar a pressão sanguínea e prevenir doenças cardíacas.

Como preparar

Não existem segredos para quem quer consumir a parte branca da laranja e assim obter a totalidade dos benefícios da fruta. Basta descascar a laranja normalmente e em seguida, ao invés de dividi-la ao meio e chupar, pique o fruto em cubos ou em rodelas. Recomenda-se comer logo em seguida, uma vez que a vitamina C é bastante volátil e parte dela é perdida depois que a fruta é descascada. Você também pode usar a laranja em saladas e junto com as refeições. Outra dica é usar os pedaços de laranja com a parte branca em combinações com outras frutas, como maçã, pêra e mamão.

Você pode gostar...