Granola – O Que é e Quais os Principais Benefícios

Granola - O que é e principais benefícios
Granola - O que é e principais benefícios

A granola é basicamente um mix de diversos cereais como de milho, arroz, aveia, trigo e vários outros – Ela se popularizou muito como ingrediente saudável e hoje não só pode ser encontrada facilmente em qualquer supermercado como também está presente na mesa de muitos brasileiros. Granola é um termo comercial criado pelo americano W. K. Kellogg, um importante fabricante de cereais e pode possuir diversos ingredientes misturados além de grãos, como frutas cristalizadas, castanhas, açúcar mascavo, mel, etc. Veja como a granola pode contribuir para que você tenha uma vida mais saudável.

Informações gerais

A granola, conforme dito anteriormente é uma mistura de grãos e cereais tostados. Na maioria das vezes, a granola também vem adoçada com o açúcar mascavo ou mel – o que, apesar de agradar a um maior número de paladares, pode diminuir o benefício nutricional da mesma se estiver em excesso. A granola é riquíssima em fibras e em vitamina E, abundante nos grãos.

É mais comum encontrar granola a venda em embalagens de 200 gramas a 1 ou 2 quilos, ou ainda na forma de sachês e barrinhas de cereais. A granola tem um alto valor energético e por isso pode ser usada no dia a dia para dar mais energia e disposição. Os cereais também tem a vantagem de poderem ser armazenados por longos períodos de tempo sem ter seu sabor ou valor nutricional alterados.

Fibras

A granola, por conter muitas sementes e pedaços de frutas e castanhas, é também riquíssima em fibras vegetais. As fibras, especialmente quando associadas ao consumo adequado de água, são importantes agentes de limpeza do organismo. Quando chegam ao estômago e no intestino, as fibras incham e formam uma espécie de gel, o qual mantem a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome, e também alimentam a flora intestinal, a qual é responsável pela absorção de nutrientes dos alimentos pelo corpo.

Vitamina E

A vitamina E, presente em abundância nos grãos dos quais a granola é feita, melhora a saúde da pele e dos cabelos. Isto porque a vitamina E é um importante agente antioxidante do corpo e, além de combater os radicais livres em nosso organismo, ela também aumenta a eficiência da irrigação sanguínea do corpo de maneira geral, melhorando a aparência da pele, dos cabelos, das unhas e, consequentemente, contribuindo para a saúde do coração.

Energia

Os cereais em geral são ricos em carboidratos e nutrientes que fornecem energia para o corpo. A granola, ao reunir uma boa variedade de grãos tostados, se torna um alimento energético funcional de gosto agradável e fácil de ser levado e preparado em qualquer lugar. A granola pode ser misturada a vários ingredientes, tais como leite, iogurte, sorvetes e frutas em geral, dando um delicioso sabor adocicado e textura crocante aos mesmos. Graças ao seu poder energético, a granola é um bom alimento para ser ingerido no café da manhã e também antes da prática de atividade física.

Receita rápida com granola

Para finalizar este artigo sobre os principais benefícios da granola, vamos deixar aqui uma receita gostosa, bem fácil e prática de ser preparada. Você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de granola de sua preferência
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim

Modo de preparo

Basta misturar os ingredientes em uma tigela ou bowl e está pronto: um snack saudável e energético! Além dos benefícios da granola, nesta receita rápida estão incluídas também as proteínas do iogurte e a energia e vitaminas adicionais da pasta de amendoim.

Você pode gostar...