Barras de Cereais Caseiras São Saudáveis e Fáceis de Fazer

Barras de cereais caseiras
Barras de cereais caseiras

Na vida agitada e na correria do dia a dia nem sempre é fácil se alimentar de maneira saudável. Uma das dificuldades pode ser encontrar lanches e snacks saudáveis em meio a tantas opções entre salgadinhos fritos e guloseimas. Neste sentido, as barras de cereais têm conquistado o seu espaço: são barras com um mix de cereais outros ingredientes tostados ricos em fibras e algumas vitaminas. No entanto, as barras de cereais industrializadas que encontramos frequentemente à venda deixam a desejar muitas vezes devido à sua composição. Veja algumas dicas de como você pode usar barras de cereais sem prejudicar a sua dieta.

Benefícios das barras de cereais

As barras de cereais, de maneira geral, possuem vários benefícios para saúde. O maior deles é que por ser constituída de grãos elas são ricas em fibras que são importantes para ter a sensação de saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino e também são ricas em carboidratos que dão mais energia ao corpo. Além destes, algumas barrinhas de cereais contém castanhas e amêndoas, que por sua vez possuem gorduras saudáveis, e também frutas desidratadas que contém algumas vitaminas e minerais. As barrinhas em geral são ricas em ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

É bem provável que você alguma vez já tenha recorrido a uma barra de cereal para recarregar as energias de maneira rápida e gostosa as barras de cereais são bastante populares por quê além da proposta saudável que representam elas também são bastante práticas pequenas estão sempre à mão e ainda agradam o nosso paladar muitas marcas acrescentam ingredientes como açúcares gordura chocolate entre outros aí que está o problema.

Barras de cereais industrializadas

A grande maioria das barras de cereais à venda já quase não podem ser mais considerados alimentos de baixa caloria ou mesmo saudáveis. A receita básica para barra de cereais é simples: é uma mistura de grãos, castanhas e frutas secas e alguns aditivo para dar liga. No entanto, muitas empresas e indústrias, visando maior lucro, melhor sabor e também para aumentar a validade de seus produtos, usam gorduras, açúcares e aditivos como aromatizantes, corantes e conservantes na composição das barras.

No entanto, você ainda consegue encontrar barras de cereais saudáveis que possuem ingredientes naturais, muitas vezes orgânicos e integrais, de boa qualidade a venda principalmente em lojas de produtos naturais. A parte ruim é que quanto melhor a qualidade da barra de cereal, maior o valor que você terá que pagar por ela. Entretanto, dado a simplicidade das barras de cereais, se você ainda deseja usá-las como opção de alimento saudável, você pode fazer as suas próprias barrinhas em casa com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Confira uma receita retirada do blog Papo de homem.

Receita de barra de cereais caseira

Ingredientes

  • 100g de aveia fina;
  • 100g de aveia grossa;
  • 150 g de manteiga light em temperatura ambiente;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (120 g);
  • 100g de nozes quebradas;
  • 120g de castanha do Pará quebrada grosseiramente;
  • 140g de amendoim;
  • 50g de flocos de arroz;
  • ½ coco ralado (opcional). Pode-se usar alguma fruta desidratada ou somente os ingredientes acima.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes numa tigela com a manteiga (dica: derreta no micro-ondas por 20 segundos!) e misture bem até ficar uma mistura homogênea. Numa fôrma retangular, forrada com papel alumínio, coloque a massa apertando bem e alisando a superfície com as costas de uma colher.
  2. Leve ao forno médio pré-aquecido a 200 graus por mais ou menos 30 minutos.
  3. Retire do forno, deixe esfriar por aproximadamente 40 minutos. Depois coloque a forma na geladeira e espere por 5 horas até a “massa” ficar dura a ponto de ser cortada.
  4. Corte em retângulos, ou no formato em que preferir, e de preferência deixe guardado na geladeira.

As barrinhas de cereais caseiras tem uma validade menor uma vez que são feitas com ingredientes naturais e não possuem conservantes. A vantagem é que você terá, com apenas uma receita, várias barras de cereais saudáveis que você poderá guardar e ir consumindo durante a semana. As barrinhas de cereais caseiras podem ainda levar outros ingredientes que você escolher. Use sua criatividade e crie seus próprios sabores!

Você pode gostar...