Qual a Importância das Fibras no Emagrecimento

Importância das Fibras no Emagrecimento
Importância das Fibras no Emagrecimento

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre a importância de consumirmos alimentos ricos em fibras diariamente. No entanto, talvez você já tenha se perguntado qual é o verdadeiro papel das fibras não só em nossa saúde, mas também em relação ao emagrecimento. Neste artigo nós vamos ver a real importância das fibras na nossa alimentação e ver como ela atua e contribui para o processo de emagrecimento saudável.

O que são as fibras

As fibras são componentes de origem vegetal classificadas como carboidratos. Elas estão presentes nos vegetais folhosos, nas frutas, tubérculos, raízes e ainda nos grãos. As fibras não são propriamente digeridas pelo organismo humano e por isso não fornecem nenhum tipo de nutriente: elas se conservam inteiras durante todo o processo de digestão.

A importância das fibras no emagrecimento

Apesar de não fornecerem vitaminas ou minerais para o nosso organismo, as fibras desempenham um papel bastante peculiar na nossa saúde, especialmente no sistema digestivo. Elas contribuem para o emagrecimento basicamente de três formas distintas:

  • A primeira é que ela, em nosso estômago, forma um gel que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que nós tenhamos menos vontade de comer e reduzindo assim o nosso apetite.
  • A segunda maneira pela qual as fibras nos ajudam a perder peso é que, através de sua ação de reduzir a absorção de gordura, as fibras ajudam a reduzir o colesterol e gorduras ruins em circulação no sangue e no organismo.
  • A terceira e última maneira se dá quando as fibras chegam ao intestino, melhorando a absorção de água pelo mesmo e nutrindo a flora intestinal, responsável diretamente pelo que o nosso organismo absorve da nossa alimentação.

Tipos de fibras

As fibras são separadas em dois tipos:

O primeiro tipo são as fibras solúveis em água. Elas estão presentes principalmente nas frutas e são capazes de, conforme dito anteriormente, formar um gel no estômago que aumenta a viscosidade dos alimentos durante a digestão, dando maior sensação de saciedade. Para contribuir com o emagrecimento de maneira mais eficiente, é necessário ingerir bastante liquido para que as fibras solúveis desempenhem bem esta sua função em nosso organismo·.

O segundo tipo de fibra, e não menos importante, são as fibras insolúveis em água. As fibras insolúveis estão presentes principalmente nos grãos. Elas também não são digeridas pelo organismo e chegam intactas no intestino, pois é lá que desempenham sua função de contribuir para o emagrecimento: elas diminuem a fermentação do bolo fecal e nutrem a flora intestinal, que por sua vez é responsável pela boa digestão e adequada absorção dos nutrientes dos alimentos.

Lista de alimentos ricos em fibras

  • Alimentos ricos em fibras solúveis: Maçã, frutas cítricas (laranja, limão, amoras, etc.), leguminosas, cereais integrais (aveia, cevada) e muito mais.
  • Alimentos ricos em fibras insolúveis: As fibras insolúveis podem ser encontradas em praticamente todas as plantas, especialmente nas cascas de sementes, em vegetais folhosos, nas crucíferas e ainda em cogumelos.

Como usar as fibras para o emagrecimento

As pessoas que desejam usar as fibras visando o emagrecimento devem procurar ingerir alimentos ricos nas mesmas diariamente. A recomendação de fibras totais para um adulto saudável gira em torno de 15 gramas para cada 1000 calorias ingeridas. Além disso, também é preciso ingerir bastante líquido, pois as fibras só conseguem desempenhar suas funções adequadamente quando conseguem absorver líquidos. Tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis contribuem para o emagrecimento, por isso é necessário ingerir os dois tipos de fibras para obter os melhores resultados quando o objetivo é a perda de peso.

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