Vale a Pena Tomar Proteína de Soja para Ganho de Massa Muscular?

Proteína de soja para ganhar massa
Proteína de soja para ganhar massa

O ganho de massa magra é, ou pelo menos deveria ser, um dos principais objetivos no que diz respeito à fitness para a maioria das pessoas. Neste sentido, a busca por alimentos saudáveis, fáceis de preparar e baratos têm seu lugar. A proteína isolada de soja é um suplemento nutricional hiperproteico feito a partir da extração e do isolamento da proteína do grão de soja. A proteína isolada de soja contém uma concentração proteica acima de 90% e é facilmente encontrada à venda em lojas de produtos naturais. Mas será que vale a pena usá-la como suplemento alimentar visando ganho de massa muscular? Confira.

Vantagens

Uma das principais vantagens do uso da proteína isolada de soja com certeza é o preço mais baixo, especialmente se comparado a outros suplementos alimentares de valor bem maior como whey protein, albumina, caseína entre outras. O preço de suplementos a base de proteína isolada de soja podem ser até metade ou mesmo menos do que o preço de outros suplementos mais populares. É possível também encontrar preços ainda melhores em sites que vendem versões puras da proteína isolada de soja, sem aditivos e sabores.

Em relação aos benefícios nutricionais, a proteína isolada de soja também tem algumas vantagens se comparada aos suplementos proteicos de origem animal mais comuns. A proteína isolada de soja contém antioxidantes e fitonutrientes importantes para o organismo, além de minerais como potássio, zinco, ferro e fósforo, e a vitaminas do complexo B. Ela é rica em fibras vegetais e tem um baixíssimo teor de gorduras e carboidratos.

A proteína da soja, mesmo sendo de origem vegetal, é rica em aminoácidos e sua versão isolada contém inclusive maiores concentrações de alguns tipos específicos de aminoácidos, como arginina e glutamina, quando comparada a whey protein. A proteína isolada de soja possui um valor biológico semelhante ao da albumina que é feita com claras de ovos; por isso é uma proteína que pode contribuir significativamente para o ganho de massa muscular.

Desvantagens

Existem duas principais desvantagens no uso da proteína isolada de soja como suplemento. A primeira delas é o gosto; apesar de que a maioria dos fabricantes adicionam gostos artificiais para camuflar o sabor da soja, muitas pessoas consideram que o sabor do shake preparado com proteína de soja é ruim. Outra desvantagem está no fato de que suplementos em pó a base de proteína isolada de soja não são instantâneos, ou seja, não dissolvem facilmente apenas com uma colher ou mesmo com uma coqueteleira; sendo necessário às vezes bater o shake em um liquidificador.

Conclusão

A proteína isolada de soja é um bom suplemento alimentar para ser usado por todos aqueles que visam o ganho de massa muscular ou simplesmente aumentar sua ingestão diária de proteína. Seu preço bastante acessível é um dos principais atrativos. A proteína de soja é muito saudável e nutritiva. Mesmo sendo um pouco mais difícil de preparar e tendo um sabor que não agrada a maioria dos paladares, ela ainda é uma opção a ser considerada principalmente para aqueles que querem um suplemento de preço baixo, mas não querem abrir mão de bons resultados.

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