Alimentos Detox São Mesmo Saudáveis?

Alimentos detox
Alimentos detox

O sucesso dos chamados alimentos detox tem chamado bastante atenção nos últimos anos. O detox promete estimular o corpo trabalhar de forma a eliminar impurezas e toxicidades do organismo de maneira que isso contribua para um emagrecimento saudável e o bom funcionamento do organismo como um todo. Mas será que realmente os alimentos detox possuem essa capacidade? Saiba mais sobre os alimentos detox neste artigo.

Alimentos detox

Existem de fato vários benefícios nos alimentos detox, principalmente porque são feitos à base de alimentos naturais. No caso dos shakes detox, eles levam principalmente frutas como abacaxi, maçã, limão, maracujá, melancia, pepino e ainda outros tipos de vegetais, como couve e gengibre. A dieta detox tem o benefício de fazer com que a pessoa opte por alimentos naturais e, consequentemente, mais saudáveis ao invés de, de outra forma, escolher outros alimentos menos saudáveis.

Dietas detox

A dieta detox têm como premissa a capacidade de estimular ou fazer com que o corpo elimine as toxinas resultantes de uma má alimentação e hábitos não saudáveis, como estresse, cigarro e bebidas. São vários os alimentos intitulados detox e eles podem ser preparados de diversas maneiras, como shakes, sopas, chás, saladas e refeições completas. Algumas dietas detox sugerem que o indivíduo passe um ou mais dias se alimentando somente daquilo que for considerado como detox e prometem um emagrecimento natural, rápido e eficaz.

A ciência e o detox

Nosso corpo produz toxinas a todo instante. Isto porque nosso metabolismo por si só gera toxidades mesmo quando praticamos hábitos saudáveis. A ideia de que alimentos por si só podem desintoxicar o corpo é errônea, uma vez que é o próprio corpo, através de órgãos como rins, fígado, e intestino, quem faz o trabalho de remoção desta toxidade do nosso organismo. No entanto, alimentos ricos em nutrientes, como aqueles usados nas dietas detox, podem sim contribuir para o bom funcionamento desses órgãos e, consequentemente, auxiliar no processo de excreção destas impurezas.

As frutas cítricas, bastante usadas nas dietas detox, são ricas em vitaminas, minerais, nutrientes e fibras. Elas alcalinizam o sangue e têm um poder diurético que acaba por contribuir para o processo de desintoxicação através da eliminação da urina. Verduras, como a couve, também possuem muitos nutrientes, especialmente fibras solúveis e insolúveis, que são importantes para reduzir o colesterol e a gordura ruim em circulação no corpo, assim como também para o trânsito intestinal.

Riscos

As dietas detox podem causar riscos se um indivíduo restringir sua dieta a apenas alimentos considerados como desintoxicantes. No entanto, não há nenhum perigo em tomar um shake ou fazer uma refeição durante o dia usando alimentos detox – especialmente tendo em vista que o detox prega o uso de alimentos naturais e saudáveis. Alimentos detox só são contraindicados em casos específicos em pessoas que possuem alguma doença ou mal que as impedem de ingerir certo tipo de alimento.

Exercícios

Existem também alguns tipos de “exercícios detox” que, segundo alguns profissionais, contribuem para que o corpo elimine de maneira mais eficaz suas toxicidades. Geralmente estes exercícios são alongamentos leves, como o yôga, ou aeróbicos de baixa intensidade. Vendo por um lado científico, a efetividade dos exercícios na desintoxicação pode ser observada como de que forma ela auxilia o melhor funcionamento do corpo no geral, o que consequentemente acaba por melhorar a saúde e fazer com que o corpo se torne mais eficiente em todos os seus processos, inclusive no de desintoxicação.

Conclusão

Ainda não há um consenso geral da comunidade científica sobre a efetividade da alimentação e das dietas detox. Os produtos detox de maneira geral são considerados saudáveis, uma vez que usam produtos naturais e, na maioria das vezes, de origem vegetal em sua composição, como frutas, verduras e raízes. No entanto, é preciso cautela uma vez que restringir a dieta apenas um grupo de alimentos pode ser prejudicial e privar o corpo de certos tipos de nutrientes.

Você pode gostar...