Sementes de Chia – Para Que Serve, Como Tomar e Cuidados

Sementes de Chia
Sementes de Chia

Originária do México, as sementes de chia tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas que buscam por uma vida mais saudável. E não é para menos: a chia é rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, e também proteínas e ômega 3. Uma vez que seus benefícios foram comprovados pela ciência, inúmeros produtos a base de chia surgiram no mercado: são farinhas, óleos, cápsulas, e muitos outros. Saiba mais sobre a chia, para que serve, como ingerir e quais os cuidados tomar.

Para que serve a chia?

A chia vem sendo bastante usada principalmente pelas pessoas que buscam uma perda de peso de forma natural e saudável. No entanto, dado a sua riqueza em nutrientes, basicamente qualquer pessoa terá benefícios com seu consumo. Uma das principais características da chia é que, em contato com água, suas sementes formam uma espécie de gel viscoso com volume até 27 vezes maior do que mesma quantidade de sementes secas. Isto porque as sementes são ricas em fibras e mucilagem.

Graças a esta propriedade, a sementes de chia diminuem o apetite, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir a formação de coágulos sanguíneos. Isto faz com que a chia seja especialmente benéfica para pessoas que possuem diabetes ou doenças cardiovasculares. A chia também auxilia na hidratação dos tecidos do intestino e do corpo como um todo.

Benefícios das sementes de chia

A chia é um grão bastante rico em proteínas: possui cerca de 30% de seu peso de proteína vegetal da mais alta qualidade. Não é à toa que ela possui o status de superalimento e vem sendo consumida dos quatro cantos do mundo. Além disso, ela também é rica em fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio e também em antioxidantes. Este último é responsável por combater os radicais livres no organismo.

A chia é também uma das maiores fontes vegetais de ômega 3 da natureza. Ela também é riquíssima em fibras. os antigos povos pré-colombianos, como os astecas, faziam uso extensivo do grão. Atualmente é comum ouvir naquela região que uma única colher de chia pode sustentar um homem por 24 horas, e de fato a semente de chia possui bastante calorias. No entanto, graças às fibras e outros nutrientes, essas calorias são absorvidas gradualmente mantendo por mais tempo a sensação de saciedade enquanto fornece energia para o corpo.

Como usar

Agora que você viu quais são os benefícios do uso da semente de chia, com certeza você está interessado em saber como utilizá-las no seu dia a dia. Boa notícia: é bem simples fazer o uso das sementes de chia, uma vez que elas possuem um gosto quase imperceptível e não afeta o sabor de outros alimentos. Além disso, o preço da chia é bastante acessível e mesmo comprando uma pequena quantidade ela rende bastante.

Você pode acrescentar chia em uma variedade enorme de alimentos e receitas, como sopas, saladas, frutas, cereais, etc. Ou ainda simplesmente ingeri-las com água. Algumas pessoas, especialmente aquelas que seguem uma dieta sem derivados de animais, como os veganos, fazem uso do gel da semente de chia como substituto de ovos em receitas.

Cuidados ao ingerir os grãos

O principal risco da ingestão das sementes de chia está envolvido no ato de comer as sementes secas. Entenda: Conforme informado anteriormente, elas podem aumentar seu tamanho em até 27 vezes quando entram em contato com algum líquido. Por isso, uma vez que a chia absorve a água quando ingerida seca, ela irá absorver a água do nosso organismo e inchar quase que instantaneamente. Isto pode causar desde desconforto estomacal/abdominal até problemas mais graves, como uma obstrução esofágica. Para evitar este problema, coma os grãos em pequenas quantidades ou ainda hidrate os grãos antes de ingeri-los.

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