Omeleteira Elétrica – Vale a Pena Comprar?

Omeleteira elétrica - vale a pena?
Omeleteira elétrica - vale a pena?

Se você está procurando saber mais sobre as omeleteiras elétricas, provavelmente você já conhece os grandes benefícios de incluir ovos na dieta: Afinal eles são ricos em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis. A omeleteira torna muito mais fácil a tarefa de preparar ovos, seja fazendo omeletes ou mesmo outros pratos à base de ovos com muita versatilidade e praticidade. É muito fácil encontrar uma omeleteira elétrica à venda, mas será que vale a pena o custo benefício de uma? Será que uma boa frigideira já não compre este papel? Confira neste artigo.

Benefícios dos ovos

Tanto para as pessoas que querem aumentar seu ganho de massa magra quanto para aquelas que querem emagrecer, incluir ovos na dieta trará grandes resultados. Isso porque os ovos são ricos em proteínas de alto valor biológico e gorduras saudáveis de origem animal, o que é muito bom para aqueles que estão procurando diminuir a quantidade de carboidratos que ingerem no dia a dia e aumentar a ingestão destes dois outros macronutrientes. Os ovos também são ricos em nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e da visão.

Para ter os principais benefícios nutricionais dos ovos é preciso come-los com certa frequência. Muitas pessoas ingerem ovos quase que diariamente. Nesse sentido, se você já tem o hábito de comer ovos ou então está tentando adquiri-lo, você deve procurar as maneiras mais fáceis e rápidas de prepará-lo. É aí que entra o grande benefício da omeleteira elétrica.

Como funciona a omeleteira elétrica

A omeleteira elétrica é semelhante a uma sanduicheira elétrica comum, porém contém duas cavidades ocas onde você pode inserir a mistura do omelete e fazer até dois omeletes por ciclo. Ao ligar na tomada, o equipamento esquenta estas cavidades e em poucos minutos o omelete estará pronto. Um dos maiores benefícios da omeleteira elétrica é que elas são antiaderentes e por isso você não precisa adicionar óleo ou manteiga na preparação do omelete, tornando-o ainda mais saudável do que se fosse feito em uma frigideira por exemplo.

Outra vantagem da omeleteira elétrica é a facilidade e a praticidade no preparo. Enquanto que em uma frigideira comum você precisaria ficar quase que de olho no alimento, virando quando necessário para aquecer por igual todos os lados do alimento, na omeleteira é só deixar a mistura no aparelho e aguardar o sinal luminoso e/ou sonoro do mesmo alertando que o prato está pronto.

O que procurar em uma omeleteira elétrica

Na hora de escolher uma omeleteira elétrica é importante verificar dois detalhes.

  • O primeiro é a voltagem: muitas omeleteiras não são bivolt, por isso escolha aquela adequada a voltagem da sua casa e da região onde você mora.
  • O segundo fator a ser verificado na omeleteira elétrica que você for comprar é se a mesma possui revestimento cerâmico. O revestimento cerâmico antiaderente é mais resistente que o teflon e não libera nenhum tipo de resíduo no alimento. As omeleteiras que possuem revestimento cerâmico são um pouco mais caras, mas elas têm uma maior durabilidade.

O que dá para fazer na omeleteira elétrica

Se você pensa que a omeleteira elétrica serve apenas para fazer omeletes, você está muito enganado. Além dos vários tipos de omeletes diferentes que você pode fazer, é possível ainda preparar torta, pão de queijo, crepioca, ovo pochê ou mesmo ovo frito na água, entre outros… Tudo isso em um único aparelho. Confira se junto com o aparelho você também receberá algumas receitas ou então apenas faça uma busca rápida na internet e fique surpreso com a quantidade de pratos diferentes que você pode fazer com uma omeleteira elétrica.

Vale a pena?

A resposta é depende. Se você já tem o hábito de preparar quase que diariamente omeletes ou outros pratos similares que possam ser feitos na omeleteira, ou mesmo quer adquirir este hábito uma vez que você conhece os benefícios saudáveis dos ovos, então com certeza uma omeleteira será de grande ajuda na sua cozinha no dia a dia. Por outro lado, se você prepara omeletes vez ou outra apenas, como uma vez por semana ou menos, então uma omeleteira provavelmente não será um bom investimento.

Você pode gostar...