Vale a Pena Comprar Uma Fritadeira Sem Óleo?

Fritadeira sem óleo - vale a pena?
Fritadeira sem óleo - vale a pena?

Talvez você seja uma daquelas pessoas que não dispensam uma boa porção de batata frita ou um prato de frango a passarinho. Mas agora que você está se preocupando mais com sua saúde, talvez também ache que precisa abrir mão desses deliciosos pratos. Mas temos uma boa notícia para você: as fritadeiras sem óleo têm cada vez mais invadido os lares dos brasileiros. Agora elas estão com um preço mais acessível e bastante robustas. A proposta é fritar alimentos sem óleo mantendo o mesmo sabor de como se tivessem sido feitos na gordura. Será que vale a pena adquirir uma fritadeira sem óleo? Confira nossas dicas!

Como funciona?

A fritadeira sem óleo surgiu há alguns anos no mercado. É uma espécie de forno elétrico que possui uma potente ventoinha por dentro. Esta ventoinha aliada a uma resistência faz com que o ar em alta temperatura choque com o alimento, fazendo com que o mesmo seja frito através do ar quente e assim sem a utilização do óleo. Apesar disso, várias receitas ainda pedem para que o usuário acrescente um fio de azeite ou uma colher de óleo para um melhor sabor.

As fritadeiras sem óleo são todas iguais?

Se você fizer uma pesquisa rápida de preço entre as fritadeiras elétricas sem óleo disponíveis no mercado, você verá que há uma grande diferença de preço mesmo em equipamentos semelhantes. Isto porque marcas melhores tendem a cobrar mais, mas isto não quer dizer necessariamente que o alimento sairá melhor ou será mais fácil prepará-lo só porque o equipamento é mais caro.

Apesar do princípio da fritura com ar quente ser o mesmo em todas as fritadeiras sem óleo, os modelos são muito diferentes entre si, especialmente nos materiais empregados. De qualquer forma, é preciso verificar a qualidade do equipamento e qual dele se adapta melhor a sua realidade. Por isso é preciso estar atento a alguns detalhes. Confira algumas informações:

  • Verifique o material interno do equipamento. De preferência para aqueles que são feitos de aço inoxidável ao invés de plástico.
  • Cestas de arame são ruins para limpar e ainda podem amassar. Evite estes modelos.
  • Escolha uma fritadeira com uma cuba alta e fechada. Ela evita sujeira na cozinha.
  • Repare que alguns aparelhos possuem cubas de capacidades diferentes. Escolha uma adequada para as suas necessidades.

Quais alimentos podem ser feitos na fritadeira sem óleo?

Praticamente qualquer alimento que é preparado frito pode ser feito na fritadeira sem óleo, desde batata frita até torresmo. Além destes, outros alimentos também podem ser preparados na fritadeira, inclusive muitas vezes com o benefício de ser mais rápido que se fosse usado um forno convencional, como por exemplo pão de queijo. É possível ainda preparar crepe, iscas de peixe, pastéis e salgados, pães, polenta frita, lasanha, carnes em geral, etc.

Vale a pena comprar uma fritadeira elétrica?

Se você quer ter em casa um equipamento que ajude a preparar alimentos no dia a dia de maneira rápida e saudável, então vale a pena você comprar uma fritadeira sem óleo. Ela possibilita fazer inúmeros pratos em poucos minutos e também é relativamente econômica, uma vez que não gasta tanta energia quanto é um forno elétrico, por exemplo. O sabor dos alimentos fritos sem óleo na fritadeira fica de fato bem próximo ao dos alimentos fritos no óleo.

Você pode gostar...