Os 3 Melhores Exercícios para Costas Mais Largas

Exercícios para costas mais largas
Exercícios para costas mais largas

Ter um corpo mais forte e musculoso, ao contrário do que muita gente ainda pensa, não é só uma questão estética. Músculos superiores fortes ajudam a manter a postura correta, evitar dores e problemas futuros. Ter um corpo em formato V, o chamado “shape em V”, principalmente para os homens, além de contribuir para boa saúde, também contem um grande apelo viril – visto que esta é uma característica intrínseca da figura do homem tido como ideal: ombros largos e musculatura robusta.

No entanto, devido ao sedentarismo, a tendência é que nós acumulemos gordura e tamanho na região do abdômen (barriga) e fiquemos com costas e músculos superiores em geral menores e mais estreitos, deixando uma aparência que transmite desleixo e fraqueza. Neste artigo nós vamos te mostrar quais são os principais exercícios físicos para ter costas mais largas, caixa torácica e ombros maiores para assim conquistar finalmente o tão desejado corpo em formato V.

Os 3 melhores exercícios para costas mais largas

1. Barra fixa pegada pronada

Começando nossa lista dos melhores exercícios para quem quer conquistar costas mais largas, a pegada pronada na barra fixa muito provavelmente seja o melhor exercício para este objetivo. Isto porque a pegada pronada – com braços bem abertos – exercita diretamente os músculos atrás e debaixo dos ombros (as famosas asas) e os músculos dorsais, que dão suporte a as costas. Ao exercitar as dorsais e os demais músculos das costas, eles se tornarão mais fortes e maiores fazendo com que você tenha costas mais largas.

Entretanto, a pegada pronada na barra fixa é um exercício bastante difícil e muito possivelmente você não conseguirá fazer sequer uma repetição de primeira. Por isso é necessário ganhar força em todos os músculos da região das costas com outros exercícios mais leves. Ou então você pode fazer este mesmo exercício, mas como algum tipo de apoio, como um banco, elástico ou com a ajuda de um parceiro. Outra dica é fazer apenas a parte negativa do exercício para que você consiga fazer mais de uma repetição e aumentar o tempo que o músculo fica sob tensão, acelerando os resultados de força e volume muscular.

2. Barra fixa pegada supinada

A pegada supinada na barra fixa, também conhecida como “chin ups”, é um exercício que exige menos força do que a barra pronada, mas também possui bons resultados para quem procura costas mais largas. Isto porque ele também exercita as laterais das costas, como os músculos dorsais, e ainda contribui para ombros mais largos e braços mais cheios através do estímulo do bíceps e dos músculos do antebraço.

A vantagem da pegada supinada na barra fixa em relação a pegada pronada é que a supinada é mais fácil de fazer, por isso é possível que muitos indivíduos, especialmente aqueles que já praticam atividade física, consigam fazer algumas repetições de primeira. A pegada supinada também é um bom exercício para ganhar força na região superior do corpo e preparar sua musculatura para fazer a pegada pronada, e assim ter resultados ainda melhores.

3. Flexões de braço

Por último, e não menos importante, estão as flexões de braço. Elas exercitam toda a musculatura dos peitorais, parte frontal dos ombros e, como bônus, também estimulam a região abdominal. A flexão de braço, ao fazer com que os peitorais fiquem mais fortes e ligeiramente maiores, irá contribuir para que você tenha uma postura de peito mais aberto, dando suporte para costas largas e apoio para uma boa postura. Isso não só tornará suas costas literalmente maiores, como também irá passar uma impressão de força e robustez, pois você terá uma postura de peito aberto e firme.

Se você já faz flexões de braço com facilidade, talvez seja hora de você também fazer variações deste exercício ou então partir para o supino, usando cargas progressivas para estimular mais o crescimento e a força no peitoral.

Você pode gostar...