Aparelho Elíptico – Benefícios, Como Usar e Para Quem é Indicado

Benefícios do aparelho elíptico
Benefícios do aparelho elíptico

Quando falamos em perda de peso e emagrecimento logo nos lembramos dos exercícios aeróbicos. Esteira, bicicleta e corrida para muitos são os exercícios básicos para quem quer entrar em forma e ter uma vida mais ativa. O elíptico é um equipamento que simula uma caminhada ou corrida – tanto é que por vezes é chamado de simulador de caminhada. Eles são facilmente encontrados à venda e possuem um preço muitas vezes mais atrativo que outros aparelhos, inclusive a esteira. Mas será que ele oferece os mesmos benefícios? Veja as principais vantagens de um aparelho elíptico, como usá-lo e para quem é indicado.

O que é o aparelho elíptico

O simulador de caminhada, ou simplesmente elíptico, consiste em um equipamento com dois apoios para os pés conectados a duas barras com as quais também podemos segurar com as mãos, visando maior equilíbrio e trabalho dos braços. O exercício consiste na simulação de uma caminhada ou corrida com os pés apoiados o tempo todo no equipamento.

Ao usar o apoio para as mãos, é possível trabalhar o corpo de forma integrada: enquanto as pernas se movem, os braços também acompanham de maneira sincronizada o vai e vem dos passos através dessas barras. Assim são trabalhados também, além dos músculos da perna, o peitoral, o deltoide, o bíceps e o tríceps.

Os aparelhos elípticos mais simples não possuem ajuste de intensidade, mas a maioria deles vem junto com medidor cardíaco e contador de calorias queimadas, o que ajuda bastante na hora de acompanhar o seu progresso. Os modelos mais simples são feitos em alumínio, por isso são leves, e podem ser “fechados” e guardados em vários lugares, como em um armário, atrás de uma porta ou mesmo embaixo de uma cama.

Benefícios

Existem vários benefícios no uso do elíptico, principalmente quando comparados a esteira tradicional. O elíptico proporciona conforto e menor sensação de esforço, uma vez que os pés ficam apoiados durante todo o movimento isso também garante menor impacto nas articulações, o que é especialmente vantajoso para pessoas mais idosas, sedentárias ou que possuem problemas no joelho ou calcanhar. Ao comparar elípticos com esteiras, temos que:

  • Algumas esteiras possuem a opção de aumentar a inclinação, o que pode proporcionar maior gasto calórico. No elíptico é a pessoa determina qual velocidade usar. Logicamente, quanto mais rápido maior será a queima calórica.
  • Aparelhos elípticos mais avançados possuem a opção de aumento de intensidade tornando os passos mais duros e pesados resultando, além de maior gasto calórico, em fortalecimento muscular.
  • Em relação à quantidade de calorias queimadas, é difícil dizer com precisão. Tanto o elíptico quanto a esteira queimam praticamente a mesma quantidade de calorias quando usados de maneira padrão – algo em torno de 200 a 400 calorias por hora.

Para quem é indicado

Praticamente não existem contraindicações quanto ao elíptico usado em sua forma padrão ou aos modelos mais simples encontradas à venda (que não possuem a função de aumento de intensidade). Eles são leves e fáceis de fazer. Como dito anteriormente, eles causam impacto quase nulo nas articulações, podendo inclusive ser usados por pessoas com sobrepeso, desde que seja verificado o peso máximo suportado pelo aparelho no momento da compra.

Dicas de uso

O elíptico, por proporcionar um exercício com movimentos repetitivos, pode se tornar uma atividade pouco prazerosa com o tempo. Por isso, se você quer usar o elíptico em seu dia a dia em casa, recomendamos que você use enquanto assiste televisão ou ouve músicas de sua preferência. 15 a 20 minutos diariamente (com um descanso semanal) ou em dias alternados podem fazer uma grande diferença na vida de pessoas sedentárias. Os iniciantes podem querer manter o ritmo dos passos constante em velocidade devagar ou média. Já praticantes mais avançados e que querem mais desafios podem alternar corridas rápidas com caminhadas mais lentas, proporcionando um treino mais vigoroso.

Manutenção do aparelho elíptico

O aparelho elíptico usado com frequência pode apresentar sinais de desgaste com tempo, uma vez que ele usa um sistema de roscas e cabos para sustentação e mobilidade. Por isso esteja atento ao desgaste destes cabos e também das roscas para evitar quaisquer acidentes. Eventualmente pode ser necessário entrar em contato com o fabricante a fim de encontrar peças de reposição.

Você pode gostar...