Benefícios dos Exercícios Aeróbicos e Dicas

Exercícios aeróbicos são recomendados para quem quer emagrecer
Exercícios aeróbicos são recomendados para quem quer emagrecer

O exercício aeróbico é aquele que é feito com intensidade baixa ou moderada por um longo mais prolongado. Esse tipo de atividade utiliza o oxigênio para gerar a energia necessária para os músculos trabalharem e, exatamente por precisar de uma maior quantidade de oxigênio, exige bastante de órgãos como o coração e o pulmão.

Em geral, as atividades aeróbicas podem ser realizadas por qualquer pessoa, independente de forma física e idade. Mas é sempre bom consultar um médico antes de começar os exercícios para ele te liberar para realizá-los e contar com um profissional da educação física que te acompanhe de início. Pessoas que não tinham costume de realizar nenhum tipo de atividade física precisam começar aos poucos para o corpo acostumar com o ritmo.

Importante lembrar também que a eficácia desses exercício depende da sua regularidade. Não adianta se exercitar muito em um dia e nos próximos não fazer nada. Mesmo que sejam apenas 30 minutos por dia, é necessário que os exercícios sejam diários, senão eles não vão ter o mesmo efeito. Também precisamos estar atento aos sinais que nosso corpo dá. Qualquer dor que apareça durante a prática do exercício é seu corpo avisando que chegou no limite dele. Outra dica importante é não começar nenhum tipo de exercício sem alongamento, para evitar que aconteçam lesões.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Os benefícios desse tipo de exercício é gigantesco e, se realizados com cuidado, podem trazer muito mais qualidade de vida para quem o pratica. Abaixo vamos falar de alguns benefícios ganhos por quem os realiza com frequência:

  • Ajudam a perder peso: São os mais indicados para quem quer perder peso, em especial a gordura abdominal, que é uma das mais difíceis de se perder.
  • São boas para a saúde: Eles ajudam a melhorar o nosso sistema imunológico; ajuda o corpo a deixar alto o nível de colesterol HDL (colesterol bom) e reduz a chance do indivíduo ter doenças como diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Também diminuem a incidência de derrames e ajudam a controlar a pressão arterial.
  • Melhoram o humor do indivíduo:  É de conhecimento geral que exercícios físicos ajudam a aumentar o nível de serotonina, hormônio que está ligado ao bem-estar e a felicidade. Graças a isso, é comprovado que atividades físicas ajudam a combater a depressão. Também auxiliam na diminuição do estresse.

Dicas de exercícios

A corrida e a caminhada são os exercícios aeróbicos mais conhecidos, mas estão longe de ser os únicos. Existem muitas exercícios aeróbicos disponíveis que podem ser realizados em qualquer lugar, inclusive em casa. Dentre esses exercícios estão:

  1. Dança: Além de trazer vários benefícios para o corpo e a mente, a dança é divertida e torna esse momento mais agradável. O exercício deixa de ser uma obrigação e passa a ser um momento de lazer.
  2. Andar de bicicleta: Outro exercício bom de fazer e que é possível se fazer em grupos, o que dá mais motivação. Além disso, tendo ou alugando a bicicleta, você pode realizá-lo em qualquer lugar, mesmo quando estiver de férias.
  3. Natação: É uma ótima opção de exercício e traz benefícios para quem possui problemas respiratórios, como alergia e bronquite.
  4. Pular corda: É uma atividade lúdica, simples e barata de ser feita. Tudo que você precisa é uma corda e um espaço vazio.
  5. Burpee: É um exercício difícil de ser realizadoo e que exige muito do atleta. Consiste na junção de três movimentos: o agachamento, a flexão e o salto vertical. É recomendado para quem quer emagrecer e fortalecer os músculos.

Além desses, existem atividades ainda mais simples como o polichinelo, o agachamento e inclusive atividades rotineiras como subir e descer escadas (fazendo repetições). O importante é escolher o exercício que seja melhor indicado para seu condicionamento físico e que te traga mais prazer. Um dos maiores problemas que impedem que as pessoas saiam do sedentarismo é exatamente fazer aquilo por obrigação.

Para finalizar, é sempre bom lembrar alguns cuidados que se deve ter ao realizar atividades físicas. Já citamos alguns anteriormente mas lembrem-se também de: se hidratar bastante durante e após a prática do exercício, usar roupas leves e tênis adequados para a prática do exercício. Nas práticas ao ar livre, é melhor evitar os horários em que o sol está mais forte, que é entre 11h e 16h.